Primeira fase da exploração do carvão de Moatize, Moçambique, vai iniciar-se ainda este ano
30/09/10
A primeira fase de exploração do carvão de Moatize, na província de Tete, vai iniciar-se entre finais de Outubro e princípios de Novembro, disse em Maputo o vice-ministro dos Recursos Minerais, Abdul Razak.
À margem de uma conferência internacional organizada pela empresa britânica Coaltrans, em parceria com o Ministério dos Recursos Minerais, juntando empresas nacionais e internacionais, especialistas e outros interessados pelo carvão mineral e seus derivados, o vice-ministro adiantou que as primeiras exportações vão ter lugar durante o primeiro semestre de 2011.
De acordo com o diário estatal Notícias, de Maputo, a iniciativa teve como principal objectivo expor e avaliar o potencial de carvão na África Subsariana e a possibilidade de Moçambique fornecer o minério à Índia, tendo sido a segunda conferência internacional sobre o carvão a realizar-se em Maputo em menos de dois meses.
Estudos recentemente realizados mostram a existência em quase todo o país de reservas superiores a 23 mil milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que o número elevado de empresas interessadas na exploração daquele recurso levou o governo a atribuir até ao momento cerca de 105 títulos mineiros apenas para carvão.
Abdul Razak disse que o grande desafio do momento para Moçambique é a questão das infra-estruturas de logística, porque, como é público, a linha ferroviária do Sena é insuficiente para o escoamento de todo o carvão existente em Tete.
O vice-ministro disse ainda que a outra preocupação do governo é a necessidade de se evitar a exportação dos recursos em bruto, o que passa por uma pequena transformação doméstica, de modo a ser adicionado algum valor aos minérios.
Info Mine