Presidente do IBAMA elogia ações sustentáveis de mineradora
24/09/09
Belo Horizonte, 23/09/2009 – O Presidente do IBAMA ? Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Roberto Messias Franco, citou trecho da música ?Se todos fossem iguais a você? para elogiar as atitudes sustentáveis de uma mineradora, a Alcoa (www.alcoa.com/brazil): ?se todos fossem iguais a você, que maravilha viver?, disse após assistir a palestra de Nemércio Nogueira, Diretor de Assuntos Institucionais da mineradora no penúltimo dia do 13º Congresso Brasileiro de Mineração, em Belo Horizonte (MG). A Alcoa é referência mundial em sustentabilidade e inaugurou recentemente projeto de mineração de bauxita em Juriti, no Oeste do Pará, que pretende ser ícone de mineração sustentável, segundo informou Nogueira.
Nogueira afirmou que para uma mineradora ?é mais caro não ser sustentável. O empreendedor tem que investir, além de dinheiro, atitude, alma?, do contrário, enfrentará muitos obstáculos ao longo da duração do projeto. ?Lidamos com terra, água e gente, portanto, sustentabilidade não é uma alternativa empresarial, é uma obrigação, uma necessidade para a gestão empresarial?.
Além de elogiar a postura empresarial da Alcoa, Franco, do IBAMA, exibiu slides de áreas recuperadas por empresas de mineração, como exemplo de ações sustentáveis. ?O setor mineral está mudando (rumo à sustentabilidade)?, disse. Ele enalteceu o trabalho do IBRAM ? Instituto Brasileiro de Mineração (www.ibram.org.br) em promover a sustentabilidade entre as mineradoras. Franco disse ainda que eventuais demoras no processo de licenciamento podem ser atribuídas, em parte, ao fato de novos analistas terem sido recém-contratados por concurso pelo IBAMA. ?Leva algum tempo para ganharem mais agilidade?, disse. Segundo ele, ao avaliarem as condições de cada projeto, os técnicos levam em conta se o empreendimento vai trazer, realmente, benefícios à sociedade.
Para o Presidente do ICMM ? Conselho Internacional de Mineração e Metais, Anthony Hodge, a mineração passou a se importar com ações sustentáveis a partir da década de 70, com a crescente pressão da sociedade e hoje apresenta avanços significativos. O fechamento de mina é um exemplo.
Hodge e Paulo Camillo Penna, Presidente do IBRAM, lançaram hoje, no Congresso, um manual técnico que orienta mineradoras a planejar o fechamento de suas minas. ?É um processo que tem que ser planejado logo no início do empreendimento mineral para que não haja traumas quando chega o momento de esgotamento da mina e do consequente encerramento das operações da empresa?, observou Camillo Penna.
Hodge citou o exemplo negativo do fechamento da mina Faro, no Canadá, que, por falta de maior planejamento, vai consumir bilhões de dólares de recursos públicos e um passivo ambiental de difícil solução. ?Evitar situações assim é o desafio das mineradoras e o manual que lançamos hoje no Brasil será uma importante ferramenta para os empresários?, disse Hodge.
Assessoria de Comunicação / Profissionais do Texto