Preservação dos biomas explorados por mineração é destaque na programação da EXPOSIBRAM 2021
06/10/21
O cuidado com áreas naturais nas quais existem exploração de recursos minerais é um compromisso crescente para empresas envolvidas na atividade minerária. Em busca de uma mineração mais sustentável que promova práticas ecológicas e de reposição para o espaço ocupado, as empresas têm investido em inovação, pesquisas e mapeamentos.
Esse é o papel do projeto MapBiomas, uma iniciativa desenvolvida por uma rede multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso do solo do Brasil e monitorar as mudanças do território.
A atuação do MapBiomas foi assunto do painel “Mapeamento da Paisagem e Mineração – A Experiência do Monitoramento em Rede” na EXPOSIBRAM 2021, na manhã desta quarta-feira (6/10). Sob moderação do Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Julio Cesar Nery Ferreira, especialistas e estudiosos que caracterizam a legitimação da exploração em reservas e biomas em extinção, explicaram como a tecnologia influencia a identificação de impactos ecológicos e suas soluções.
“O IBRAM representa a mineração legalizada. Todas AS empresas associadas ao Instituto seguem as recomendações de legitimidade. Por isso nossa preocupação em cuidar dos espaços ocupados”, disse.

painel “Mapeamento da Paisagem e Mineração – A Experiência do Monitoramento em Rede”
Abrindo o painel, Pedro Walfir Souza Filho, Pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentou dados inéditos que certificam o crescimento do território explorado no Brasil. “Desde 1985, a área minerada no Brasil cresceu seis vezes, tanto para a mineração industrial quanto para o garimpo. Minas Gerais e o Pará são os grandes destaques para a exploração de recursos, seguidos pelo Amazonas”, acrescentou.

Pedro Walfir Souza Filho, Pesquisador do ITV e Professor da UFPA
Em seguida, César Diniz, Co-fundador da Solved – empresa que atua na criação de software, hardware, rotinas computacionais voltadas ao campo do sensoriamento remoto e análise espacial –, apresentou como o Mapbiomas funciona e sua relevância para o monitoramento das áreas. Segundo ele, por meio de um sistema computadorizado é possível monitorar a atividade minerária via satélite e processar um mapeamento da superfície na qual ocorre o exercício. “O Mapbiomas empresta capacidade de rodar algoritmos de inteligência artificial para certificar uma série longa de dados em um modelo de processamento pixel por pixel para o território explorado”, esclareceu o especialista.

César Diniz, Co-fundador da Solved
Na sequência, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, Biólogo, Doutor em Ecologia e Professor da PUC-RJ, fez uma análise da contribuição e recuperação da biodiversidade tendo em conjunto com a contribuição da natureza para as pessoas de área de outorga para a mineração. “Nossa meta é coletar dados para identificação, dimensionamento e qualificação do território. Já nosso objetivo é disponibilizar um levantamento e análise do conjunto de áreas das empresas associadas e mapeamento do uso da terra dos espaços identificados”, disse.

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, Biólogo, Doutor em Ecologia e Professor da PUC-RJ
Por último, o Gerente de Licenciamento Ambiental da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, apresentou um estudo das fitofisionomias das áreas de preservação do Quadrilátero Ferrífero, importante geolocalização para extração minerária que interliga municípios mineiros como Belo Horizonte, Ouro Preto e Itabira. “Conseguimos elaborar um mapeamento das fisionomias com ênfase no que é área natural no Quadrilátero Ferrífero e quais dessas áreas já possuem proteção legal”, explicou.

Rodrigo Dutra Amaral, Gerente de Licenciamento Ambiental da Vale
Neste ano, a EXPOSIBRAM acontece de forma integralmente virtual entre os dias 5 e 7 de outubro. Interessados em assistir os debates, participar de minicursos técnicos e conferir remotamente os expositores ainda podem se inscrever no site . A inscrição é gratuita.
Patrocinadores
A EXPOSIBRAM 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), Volvo (Prata), Alcoa (Bronze), (AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), BAMIN (Bronze), Cedro Mineração (Bronze), Gerdau (Bronze), Samarco (Bronze), Shell (Bronze), Netherland Business (Parceria Internacional) e Ouro Verde (Apoio).
SERVIÇO
EXPOSIBRAM 2021
5 a 7 de outubro – 100% online
Inscrições gratuitas – https://cutt.ly/TEPS5rg