Pöyry amplia participação na Silviconsult
07/04/14
A Pöyry, multinacional de origem finlandesa que é referência na prestação de serviços de engenharia e consultoria para a indústria de papel e celulose, comprou a fatia remanescente de 40% da Silviconsult, consultoria de negócios especializada na indústria de base florestal, assumindo o controle integral da empresa brasileira.
A Pöyry já era dona de 60% da Silviconsult, participação que foi comprada no fim de 2010 com o objetivo de ampliar presença no segmento de consultoria florestal no país. Naquele ano, a empresa comprada era a segunda maior na área de negócios florestais do Brasil. O valor da operação não foi divulgado.
De acordo com Jefferson Mendes, fundador da Silviconsult que permanece no negócio, com a incorporação da empresa à Pöyry, o escritório de Curitiba (PR) passa a sediar as operações da Pöyry Consultoria em Gestão e Negócios. A nova unidade vai atender toda a América Latina e englobará outros segmentos de mercado, com destaque para energia e mineração e metais, incluindo consultoria em fusões e aquisições.
“A sociedade nasceu há três anos a partir de dois interesses: a Pöyry queria um braço de consultoria florestal no país e a Silviconsult queria alcançar o mercado internacional”, contou Mendes, que está no comando da nova operação. De lá para cá, o faturamento da empresa cresceu em média 20% ao ano e a Pöyry exerceu o direito de comprar o capital remanescente.
Segundo Mendes, essa taxa de crescimento foi alcançada graças ao lançamento de novos produtos de consultoria, expansão da área de atuação e desenvolvimento de projetos estratégicos junto às maiores empresas brasileiras de base florestal. Em excelência operacional na área de celulose, contou, três grandes projetos já foram concluídos e há outros dois em andamento.
“Houve um descolamento entre o custo de produção florestal e a inflação nos últimos cinco anos, o que leva a perda de competitividade”, explicou. O papel da antiga Silviconsult, nesse caso, é oferecer consultoria com vistas a melhorar a produtividade da indústria e apresentar novas práticas que levem à redução de custos.
A Pöyry iniciou a prestação de serviços no país em 1974 e constituiu uma subsidiária brasileira em 1999. Hoje, conta com mais de 850 empregados no país e tem mais de 50 clientes em carteira.
Valor Econômico