Porto de Ilhéus vai receber cargas e gerar novos empregos diretos
15/01/10
Com o objetivo de apresentar ao prefeito Newton Lima projeto de expansão e propostas da empresa para revitalizar o porto de Ilhéus com a exportação de níquel pelo terminal marítimo local, diretores da Mirabela Mineração do Brasil estiveram em seu gabinete na tarde da última quarta-feira (13). Ao ser recebido em audiência no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo, o executivo Bryan Hyde disse que a previsão é trabalhar para a geração imediata de 50 a 60 empregos diretos. ?A nossa capacidade de produção é muito grande. Em duas semanas já produzimos 250 mil toneladas. Atualmente, já ultrapassamos a capacidade de 4 milhões de toneladas por ano. A proposta é chegarmos a 6 milhões?.
O prefeito Newton Lima, após ouvir as explicações dos executivos disse que mesmo com os projetos em andamento para a zona norte de Ilhéus, que são a construção da ferrovia oeste-leste e o porto sul, o terminal marítimo vem recebendo alternativas de cargas para a sua revitalização no âmbito de exportação. ?É uma notícia de grande importância no sentido de voltar a transformar o porto em terminal de escoamento de produtos de várias regiões do estado?. O níquel é usado na composição do aço.
O gerente Paulo Roberto Oliva lembrou que a unidade da empresa foi inaugurada em dezembro do ano passado no município de Itagibá, região sudoeste da Bahia. A mina, que produz níquel, é considerada a maior descoberta nos últimos 10 anos e também a terceira maior mina a céu aberto do mundo. ?A nossa intenção é aumentar a produção de níquel no Brasil. Fará da Bahia o segundo produtor do país e permitirá o crescimento da atividade mineradora baiana. Com extensão de dois quilômetros, a jazida tinha vida útil prevista para 20 anos, mas com novas pesquisas pode chegar a 40?.
Paulo Roberto Oliva explicou que metade do concentrado será exportada para a Holanda pelo Porto de Ilhéus e a outra encaminhada para as unidades do grupo Votorantin, em Minas Gerais e no Ceará. Além da infraestrutura em Itagibá, a Mirabela Mineração investiu mais de 30 milhões de dólares nas sondagens iniciais e na área de armazenamento em Ipiaú.
O secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Alisson Mendonça, destacou que o terminal marítimo vinha perdendo receitas em função dos vários anos sem exportação. ?Como é também papel do gestor público buscar alternativas para melhorar sua economia, o atual governo está no caminho certo?. Ele afirmou que com essa ação, o Porto de Ilhéus irá trazer divisas para o município e promover a geração de novos postos de trabalho no âmbito de exportação.
Dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) mostram que a Bahia é o quinto produtor brasileiro de bens minerais. O Estado lidera a produção nacional de urânio, cromo, salgema, magnesita, talco e barita, e sua participação no setor mineral deve crescer ainda mais. A Mirabela Mineração é subsidiária da australiana Mirabela Nickel que extrai e beneficia níquel sulfetado.
R2C Press