Porto Alegre terá centro de reciclagem de resíduos da construção
30/09/13
O secretário municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, Cláudio Dilda, assinou a Licença de Operação que autoriza a Pedraccon Mineração Ltda a colocar em funcionamento a primeira Central de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil de Porto Alegre. O empreendimento, pioneiro no Sul do país, deve ser inaugurado em novembro, no bairro Belém Velho.
A reutilização dos resíduos, a partir de processo de beneficiamento que transforma a caliça em materiais para utilização nas mais variadas aplicações da construção civil, reduz o impacto ambiental causado pela extração de recursos naturais, diminui a quantidade de resíduos enviados para aterro, atende de forma sustentável a demanda de agregados (brita) e é mais uma alternativa para o descarte correto dos resíduos.
Segundo a secretaria do Meio Ambiente, Porto Alegre gera anualmente cerca de 75 mil toneladas de RCC. Hoje, a cidade conta com um aterro licenciado para receber o material e três Unidades de Destino Certo – Ecopontos para o descarte correto do material.
A expectativa do empreendimento é trabalhar com o limite diário de recebimento de aproximadamente 150 caçambas por dia, com foco de atuação de atendimento para médias e grandes construtoras no recebimento de concreto, alvenaria e solos (saibro e argila).
G1