Políticas de valorização e inclusão de mulheres na mineração ganham destaques em 2020
23/12/20
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IBRAM tem dado cada vez mais ênfase à políticas de inclusão e diversidade na mineração. Crédito: Divulgação Vale
A valorização da mulher na mineração é um dos desafios proposto na Carta de Compromisso do IBRAM para a promoção da diversidade e inclusão no setor. Segundo dados da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a participação de mulheres no setor mineral é de apenas 13%, ante 44% dos demais mercados. O diretor-presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, Flávio Penido, reforça que o setor está ciente e desenvolvendo políticas evolucionistas para promover a diversidade e a inclusão nas companhias mineradoras. “O IBRAM é incentivador dessas políticas entre seus associados”, afirma.
A websérie “Mineração por Elas”, criada pela Vale, é um exemplo de como as empresas do setor estão se movimentando para implementar ações voltadas ao aumento da participação das mulheres no mercado mineral. O projeto tem o intuito de mostrar que há espaço para profissionais femininas na mineração, seja nas áreas técnicas, operacionais ou de gestão. O projeto é uma valorização das empregadas que já atuam na empresa, bem como uma inspiração para que ainda mais mulheres construam carreira na mineração.
Além da websérie “Mineração por elas”, destacam-se outros projetos que valorizaram a diversidade e inclusão, e o impacto positivo da participação das mulheres na mineração. Dentre eles estão: o Plano de Ação para Avanço de Mulheres no setor de Mineração Brasileira do movimento Women in Mining Brasil; a campanha “Mulheres na Mineração”; e a 4ª edição do WIM100 – Mulheres Inspiradoras Globais na Mineração, uma iniciativa do Women in Mining UK.
Mineração Por Elas
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Websérie mostra o cotidiano de mulheres que atuam na mineração e incentiva a participação feminina no setor mineral. Crédito: Divulgação Vale
A websérie produzida pela Vale é composta por seis episódios de vídeos de curta duração. Contam a narrativa sobre a vida pessoal, rotina e trajetória de algumas empregadas da companhia. A produção tem como pano de fundo as regiões do Brasil onde a Vale atua e as personagens representam histórias de muitas outras mulheres que trabalham na mineradora, mostrando a importância da presença feminina no setor mineral.
Nos cinco primeiros episódios é possível conhecer um pouco mais do dia a dia e do trabalho de profissionais que atuam em cargos como eletricista em usina de pelotização, engenheira de mina, bióloga, técnica de operação portuária, dentre vários outros. O sexto e último episódio traz uma visão global, com detalhes sobre as atividades exercidas por empregadas em países como Canadá, Indonésia, Omã e Suíça, onde a mineradora está presente.
Todos os episódios estão disponíveis no Youtube e na página Mineração Por Elas, no site da Vale. Na página, também estão disponíveis informações complementares sobre as personagens, bem como perfis e depoimentos de outras empregadas da empresa, que atuam em diferentes níveis hierárquicos e em diversos países.
Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração
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O Plano de Ação tem o intuito de criar uma ferramenta estratégica para empresas do setor mineral implementem ações para aumentar a participação das mulheres. Crédito: Divulgação
O Plano de Ação do movimento Women in Mining Brasil (WIMBrasil) é uma ferramenta estratégica para que mineradoras, fornecedores e organizações atuantes no setor possam ser verdadeiramente transformadores: implementando ações que aumentem a participação das mulheres e criem um ambiente inclusivo onde todas e todos possam participar ativamente na construção de uma indústria repleta de inovação e impactos positivos para a sociedade e acionistas.
Saiba mais sobre o Plano de Ação no Portal da Mineração.
Campanha “Mulheres na Mineração”
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Movimento servirá de símbolo replicável para representar diferentes mulheres do setor mineral. Crédito: Divulgação
Na data que é lembrado o dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, foi lançada durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2020), a campanha “Mulheres na Mineração. É para já, é para sempre”. A divulgação vem acompanhada das hashtags #MineraçãoContraOAssédio e #EquidadeNaMineração e mostra o gestual de cruzar os braços com os punhos abertos, que formam o W de ‘Women’. Esse movimento servirá de símbolo replicável para representar diferentes mulheres e gerar identificação da forma mais personalizada possível. A campanha é uma parceria do WIMBrasil e da agência de comunicação Artplan.
4ª edição do WIM100 – Mulheres Inspiradoras Globais na Mineração – WIMUK
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Quatro brasileiras então entre as 100 mulheres Inspiradoras Globais Mineração – edição 2020. Crédito: Divulgação
O Women in Mining do Reino Unido promoveu a edição 2020 das 100 Mulheres Inspiradoras Globais na Mineração. As profissionais destacadas nesta edição foram selecionadas devido à sua contribuição inspiradora para uma mineração mais forte, sustentável e segura. Dentre as mulheres mais inspiradoras do mundo no setor mineral estão quatro brasileiras: Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil e conselheira do IBRAM; Neuma Moreira, gerente de Governança e Compliance da Anglo American; Juliana Marques, Diretora Comercial da Alcoa; e Patricia Muricy, Sócia da Deloitte, Global Mining &MetalsRisk.
Participe da enquete do Portal da Mineração sobre a presença da mulher no setor mineral.