Peru autoriza Anglo American a comprar minas perto do Chile
30/10/06
LIMA;- O governo do Peru autorizou no domingo a filial local da companhia anglo-sul-africana Anglo American, a terceira maior mineradora do mundo, a comprar direitos de exploração de minas em Tacna, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com o Chile.
;
A Anglo American possui no Peru cerca de 80 por cento de participação no projeto de cobre Quellaveco, em Moquegua, localizada a 1.145 quilômetros ao sul de Lima. A companhia também investe no Brasil, Chile, Argentina, Venezuela e Colômbia.
;
De acordo com a Constituição peruana, estrangeiros não podem comprar ou possuir minas localizadas a menos de 50 quilômetros das fronteiras do país.
;
Apesar disso, o pedido da Anglo American foi incluído dentro do argumento de “necessidade pública”, exceção que busca estimular o desenvolvimento da região.
;
“A propriedade dos direitos minerais solicitados transcende o interesse privado, incidindo de maneira importante no bem-estar da comunidade”, informou o Ministério de Energia e Minas em decreto publicado no domingo.
;
O ministério explicou que a aquisição dos direitos de mineração de Brisa 1, Sama 1 e Sama 2 foi autorizada também pelas Forças Armadas do Peru. O país, terceiro maior produtor mundial de cobre e zinco, o quinto em ouro e o segundo em prata, tem na indústria de mineração o motor de sua economia, responsável por mais da metade das divisas que entram no país via exportações.
Reuters