Parceria Votorantim pela Educação promove Oficina de Pactuação
29/03/17
As atividades de 2017 do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) começaram oficialmente na última semana, durante a Oficina de Pactuação, realizada de 22 a 24 de março, em São Paulo.Durante os três dias, secretários municipais e corpo técnico, diretores de escolas, membros das áreas corporativas e mobilizadores do Grupo Votorantim das localidades que participam do programa se reuniram para apresentação da metodologia e a formalização da participação dos 52 municípios este ano, mais que o triplo comparado a 2016.No dia 23, ocorreu o debate Os Desafios da Educação, com Priscila Cruz, presidente do Movimento Todos pela Educação; Vladimir Azevedo, ex-prefeito de Divinópolis (MG); Júlio César Alexandre, ex-Secretário de Educação e atual Secretário de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social em Sobral (CE); e mediação de Gustavo Heidrich, da Nova Escola.Priscila falou sobre a importância do envolvimento da família para o desenvolvimento dos alunos: ?Mais de 50% do desempenho do estudante está relacionado à participação dos parentes e da comunidade?. Os dados integram a pesquisa etnográfica das famílias brasileiras, realizada durante oito meses em todo o País.Ela também pontuou as 5 Atitudes pela Educação Site externo, iniciativa criada pelo Movimento para apoiar e incentivar a população brasileira a acompanhar de perto o avanço do setor, com foco no acompanhamento do aluno.Para a presidente do Todos pela Educação, é importante oferecer mais recursos às crianças em risco de vulnerabilidade social, como mais investimentos para ampliar seu repertório cultural e esportivo. Por fim, destacou a Educação como uma missão coletiva: ?Precisamos tratar a Educação como um projeto de nação, pois ela nunca foi a nossa prioridade e esse foi o nosso maior erro histórico?.Evolução no IdebJúlio César Alexandre, ex-Secretário de Educação e atual Secretário de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social de Sobral (CE), contou como o município conseguiu evoluir no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e chegar à primeira posição no ranking nacional.?Fazer tudo em Educação é não fazer nada. Para investir em Educação, é preciso eleger prioridades?, afirmou. Júlio pontuou que o maior desafio do município era o analfabetismo dos alunos: ?Nós fizemos um diagnóstico do panorama e descobrimos que 48% dos alunos entre 9 e 11 anos não sabiam ler, escrever e interpretar textos simples. Por isso, buscamos trabalhar com a questão da não-aprendizagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental?.
Além do déficit de aprendizagem, a análise também evidenciou que o tempo de aula era muito curto: de cada quatro horas dentro da escola, apenas uma hora e meia era dedicada ao escopo pedagógico.Após a priorização da redução do analfabetismo nos primeiros anos escolares, foram necessárias políticas que priorizassem o professor, com formação em serviço, análises do material didático, organização da escola para oferecer a infraestrutura básica, seleção de diretores com foco na alfabetização e séries adequadas por idade e nível de aprendizagem.
Júlio destacou a valorização da Educação pelos pais, chancelando o discurso apresentado por Priscila: ?Toda a mudança em Sobral só aconteceu quando a população passou cobrar essas demandas. A decisão política voltada à aprendizagem, o projeto estruturado e sistematizado e a mobilização dos professores resultaram no atual cenário. Os resultados heterogêneos provêm da estrutura similar.?
Instituto Votorantim