Parceria em mineração entre Brasil e Arábia Saudita é discutida entre vice-presidente do IBRAM e o embaixador Sérgio Bath
16/01/25
As perspectivas de projetos minerais envolvendo parcerias entre o Brasil e a Arábia Saudita, com foco nos minerais críticos e estratégicos para a transição energética, foram discutidas durante uma reunião entre o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo e Silva, e o embaixador do Brasil naquele país árabe, Sérgio Bath. O encontro, que ocorreu em Riad, capital da Arábia Saudita, também contou com a presença da ministra conselheira, Helena Eloy, e dos diretores do IBRAM, Rinaldo Mancin, de Relações Institucionais, e Paulo Henrique Soares, de Comunicação.
Segundo Fernando Azevedo e Silva, o Brasil se destaca como um fornecedor-chave de minerais essenciais para as economias globais, enquanto a Arábia Saudita, com sua crescente demanda por esses recursos para o desenvolvimento de tecnologias avançadas, como baterias e energias renováveis, se apresenta como um mercado promissor. O vice-presidente do IBRAM acredita que a colaboração entre os dois países pode fortalecer cadeias produtivas e garantir a segurança e sustentabilidade no fornecimento desses materiais vitais, gerando benefícios mútuos em termos de inovação tecnológica, diversificação econômica e crescimento sustentável.
Azevedo e Silva ressalta ainda o interesse da Arábia Saudita em diversificar sua matriz econômica, tradicionalmente centrada no petróleo, e expandir a área de mineração. “Há um grande desejo das mineradoras brasileiras em buscar financiamento, e essa atividade exige elevados recursos financeiros, o que posiciona os árabes como potenciais parceiros financeiros estratégicos”, conclui o vice-presidente do IBRAM.
Durante o encontro também foi feito o convite para o ministro e sua equipe participarem da próxima EXPOSIBRAM 2025 – Mineração do Brasil | Expo & Congresso 2025, que ocorrerá em Salvador, Bahia, entre os dias 28 a 30 de outubro.
Leia mais:
IBRAM promove jantar com empresários e autoridades na Arábia Saudita