Orquestra Jovem Vale Música realiza concerto de aniversário
11/02/11
O Theatro da Paz, em Belém (PA), será palco do concerto de comemoração do primeiro aniversário da Orquestra Jovem Vale Música neste sábado, dia 12, a partir das 20h (horário local). O lugar escolhido foi o mesmo que recebeu há um ano, no dia 19 de janeiro, o concerto de estreia. Com a regência do maestro Miguel Campos Neto, a orquestra vai executar composições eruditas e populares reconhecidas internacionalmente como a 5ª Sinfonia de Tchaikovsky, O guarany, de Carlos Gomes, e Trenzinho caipira, de Heitor Villa-Lobos. O concerto contará com as ilustres participações das solistas Verena Abufayad (piano), Gabriella Oliveira (cello) e do Coral Vale Música.
A Orquestra Jovem Vale Música é formada por 70 integrantes do Vale Música, um programa social da Fundação Vale, que há seis anos beneficia cerca de 300 alunos da rede pública de ensino de Belém e dos municípios vizinhos de Ananindeua, Benevides e Marituba. Com idades entre 7 e 20 anos, esses estudantes estão aprimorando seu gosto pela; música clássica e buscando a profissionalização; por meio do aprendizado musical, com a expectativa; de um futuro melhor através da música.
O maestro e regente, Miguel Campos Neto, destaca a importância social da iniciativa. ?O Vale Música ensinou do zero, crianças que não poderiam pagar por lições individuais de seus instrumentos e certamente, não estudariam música se não fosse pela oportunidade que recebem no programa?. Já o presidente da Fundação Vale, Silvio Vaz, enfatiza que por meio do programa, o que ?se busca é dar oportunidade a pessoas que poderiam não ter esta condição?. ?Com isso, ajudamos a descobrir talentos, encontrados nos lugares mais distantes e a prova está aqui, com a formação desta orquestra?, destaca Silvio Vaz. Os musicistas da Orquestra ganham uma bolsa mensal que, além de servir de estímulo para que seus integrantes continuem se aprimorando, impulsiona o crescimento dos demais colegas do programa.
Embora a Orquestra tenha apenas um ano de formação, os musicistas já vinham ensaiando e se apresentando em público em ocasiões especiais. Em 2007, por exemplo, o grupo tocou no espetáculo O viajante das lendas amazônicas, ópera infanto-juvenil cantada e encenada pelos alunos do Vale Música. O grupo também já se apresentou em palcos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. No Theatro da Paz tocaram uma das óperas convidadas do Festival Internacional de Ópera da Amazônia. O concerto deste sábado, 12, é uma realização da Musikart Produções, com patrocínio da Vale e apoio cultural do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Vale Música
Além de Belém, onde foi implantado em 2004, o Vale Música existe desde 2000 na Grande Vitória (ES), e desde 2006 no município de Corumbá (MS). Na capital paraense, o programa tem como parceira a Fundação Amazônica de Música.
Os 300 alunos beneficiados se dividem em várias formações musicais. Além da Orquestra, há também o coral infanto-juvenil, formado por 146 alunos, de idade entre 7 e 17 anos, regido pela professora Elizety Rego, a Banda de Música, com 35 alunos, e o Grupo de Percussão, composto por 15 alunos.
Miguel Campos Neto
Regente principal da Orquestra Jovem Vale Música, o maestro atua pela quinta temporada como diretor artístico e regente principal da Chelsea Symphony, orquestra baseada em Nova York. Ele também ocupa os cargos de regente assistente da Amazonas Filarmônica em Manaus, e Regente Principal da Orquestra Jovem Vale Música em Belém. Como regente convidado ele já liderou a Orquestra de Câmara do Amazonas, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, The Mannes Orchestra, e nessa temporada regeu uma das maiores orquestras da América Latina: a Orquestra Sinfônica de Porto Rico.
;
Assessoria Vale