Nota de pesar – Esteves Pedro Colnago
22/12/23
É com profundo pesar que o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu a notícia do falecimento do Engenheiro Agrônomo Esteves Pedro Colnago, ex-diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), cargo que exerceu de fevereiro de 2018 a julho de 2022.
Gostaríamos de transmitir nossas mais sinceras condolências e todo o apoio aos familiares e amigos de Esteves Colnago. Que as memórias preciosas e os momentos compartilhados possam trazer alento em meio à saudade.
Formado em 1966 pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), começou sua trajetória profissional em 1967 no estado do Amazonas. Foi secretário-executivo da Associação de Crédito e Assistência Rural do estado do Amazonas, promovendo ações de extensionismo rural, culminando com sua designação para secretário-executivo daquele órgão entre 1973 e 1975.
Colnago foi responsável pela organização da Coordenadoria Estadual de Planejamento Agrícola – Cepa; formulou e obteve a aprovação da nova Lei de Terras e, em consequência, implantou o Instituto de Terras do Amazonas – Iteram, além de muitas outras realizações importantes para o setor agropecuário daquele estado.
O passo seguinte ocorreu na iniciativa privada, especificamente na construtora Andrade Gutierrez S/A. Voltou ao serviço público, assumindo a Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento do Serviço Geológico do Brasil, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, em agosto de 2017. Neste mesmo ano, o SGB-CPRM deu início à infraestrutura tecnológica de servidores e armazenamento nas 27 unidades regionais transformadas e padronizadas com apoio da RNP. Também foram inaugurados em Caeté, Minas Gerais, o novo Laboratório Analítico da Rede LAMIN-Caeté e a Litoteca Regional. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis (ANP) credenciou o SGB-CPRM como unidade de pesquisa. Neste mesmo ano, também apoiou o início do processo de gestão estratégica da empresa.