No Chile, IBRAM, Sonami e Prochile avaliam cenários brasileiro e chileno de mineração
05/08/24
O atual cenário do setor mineral brasileiro e chileno foi tema de encontro entre o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, o gerente geral da Sociedade Nacional de Mineração (Sonami), Richard Araya Silva, e o diretor-geral do ProChile, Ignacio Fernández Ruiz, em Santiago, no Chile. Também participaram o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares, e o subgerente de Estudos da Sonami, e a gerente de Relações Corporativas e Sustentabilidade da Sonami, Carolina Vásquez Muñoz.
A reunião foi marcada por um profundo intercâmbio de ideias e experiências entre representantes dos dois países. Raul Jungmann trouxe à tona a importância da sustentabilidade e da inovação tecnológica na mineração. Entre os principais temas debatidos, estiveram a implementação de práticas ainda mais sustentáveis pela indústria, o impacto das mudanças climáticas na mineração e a importância do setor para a transição energética mundial. Os dirigentes também discutiram o papel das políticas públicas e das regulamentações na promoção de um setor mais responsável e inovador.
Jungmann também esteve reunido com o vice-presidente da Associação de Provedores Industriais de Mineração (APRIMIN), Ricardo Garib, e com o gerente de Estudos e Projetos, Jorge Bravo Alfaro.
A visita do IBRAM ao país chileno faz parte de uma missão organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para impulsionar a integração econômica e a cooperação regional.