Níquel e estanho atingem novos recordes com temor sobre oferta
23/01/07
LONDRES (Reuters) – O níquel e o estanho alcançaram novosrecordes nesta terça-feira na London Metal Exchange por causade preocupações sobre oferta que inflaram os preços, afirmaramanalistas. `Há certa escassez genuína no mercado`, afirmou o analistaMichael Widmer, da Calyon.
O níquel para entrega em três meses era cotado a37.500/37.300 dólares a tonelada, depois de ter atingidorecorde de 37.600 dólares no início da sessão. Nasegunda-feira, o metal fechou cotado a 37.300 dólares.
Os preços foram impulsionados por negociações salariais nasoperações de níquel da mineradora Xstrata no Canadá.
`A menos que um acordo seja alcançado, os preços podemdespontar para 40 mil dólares`, disse Widmer.
Se um novo acordo coletivo não for alcançado até aexpiração do atual contrato em 31 de janeiro, mais de 1.000funcionários da Xstrata em Sudbury, Ontário, poderão entrar emgreve. A unidade é responsável por 4 por cento do níquelproduzido no mundo.
`O mercado continua nervoso sobre estanho e níquelcontinuarem subindo por causa de preocupações com oferta`,disse o analista William Adams, da BaseMetals.com.
Os estoques disponíveis de níquel estão em cerca de 3.700toneladas, o que representa cerca de um dia de consumo global.No início do ano eles estavam em 36 mil toneladas. No mesmoperíodo, os preços do metal dispararam mais de 170 por cento.
O Deutsche Bank previu um déficit de oferta de 198.900toneladas em 2007 e de 166.800 toneladas em 2008,principalmente por causa de atrasos de produção das duasmaiores minas: a unidade da BHP Billiton em Ravensthorpe, naAustrália, e a mina de Goro, em New Caledonia, da CompanhiaVale do Rio Doce .
O estanho atingiu um recorde histórico de 12.125 dólares atonelada no início da sessão por conta de incertezas sobre aoperação de mineradoras independentes na Indonésia que tiveramde fechar em outubro. O país detém um terço da produção mundialde estanho e o governo local identificou oito produtoras, de umtotal de 35, que poderão receber permissão para voltar afuncionar.
Na terça-feira, a Indonésia emitiu novas regras paralimitar as exportações de estanho em um esforço para restingiras vendas não fiscalizadas.
Reuters