Museu Vale
29/03/10
Uma realização da Fundação Vale, o Museu Vale fica localizado na antiga estação São Carlos, construída em 1927 e denominada Pedro Nolasco em 1935, como forma de homenagear o engenheiro da Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM. A arquitetura foi preservada mesmo depois da restauração, entre 1996 e 1997. A antiga Maria-Fumaça também continua a todo vapor. Vinda da Filadélfia (EUA), ela foi restaurada e encontra-se em bom estado de funcionamento.
Na sede, é possível encontrar o acervo da exposição permanente, que conta por meio de 133 itens (84 peças e 49 fotografias) a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas. No Centro de Memória, é possível ainda observar o patrimônio arquivístico. Além disso, uma maquete ferroviária com 34 metros quadrados ilustra o trajeto da Estrada, e o Painel Interativo explica o processo de extração de minério, carregamento de vagões e navios, processamento nas usinas e o transporte atual do minério. Por fim, no Centro de Memória, inaugurado em 2006, o turista encontra uma vasta documentação sobre a ferrovia, com um acervo de aproximadamente dez mil itens, incluindo slides, plantas, mapas, documentos, fotografias e outros registros.
O museu oferece mostras de arte contemporânea nacional e internacional, realizadas na Sala de Exposições Temporárias, workshops do Programa Educativo, Butique com souvenirs do local, e o Vagão Café Restaurante, com culinária italiana. O estacionamento possui 200 vagas e apenas escolas ou grupos acima de dez pessoas devem agendar visitas.
Guia da Semana ES