Museu de Minérios será inaugurado no RN e resgatará história da mineração
16/12/14
A Petrobras, através de convênio entre o Governo do Estado e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), inaugura, na próxima quarta-feira (17), às 17h, o Museu de Minérios. Localizado no Campus Central do IFRN, em Natal, o museu é o único do estado exclusivamente voltado para a temática da mineração e apresentará toda a história da atividade e sua evolução ao longo dos anos no Rio Grande do Norte.
Com o tema ?Da Terra ao Homem?, o espaço terá uma reserva técnica de mais de três mil amostras, sendo que deste total, 300 peças estarão expostas para visitação. A iniciativa pretende apresentar as potencialidades do setor mineral norte-rio-grandense e garantir um local de troca de informações, por meio da narração de fatos da mineração que ocorreram desde pré-história até chegar aos dias atuais, com as altas tecnologias de exploração de petróleo.
Como uma linha do tempo, os visitantes do Museu de Minérios contarão com uma estrutura de cenários e poderão conhecer mais sobre a exploração da scheelita, sal, rochas ornamentais, cerâmica, ouro e petróleo, entre outros recursos.
Para construção da reserva, o museu recebeu quatro acervos distintos, entre eles a do curso de Geologia e Mineração do Instituto, do Centro de Desenvolvimento Mineral, e mais duas doações de acervos particulares.
Após a inauguração, o museu funcionará de segunda à sexta-feira. O período da manhã, das 8h às 12h, será reservado a visitas guiadas para escolas e universidades; e das 13h às 17h o espaço estará aberto ao público em geral.
O Mossoroense