MRS investiu R$ 30 milhões na construção de outro túnel
03/11/11
Obra elimina gargalo em Jeceaba.
A MRS Logística S/A investiu cerca de R$ 30 milhões na construção de um túnel ferroviário em Jeceaba (Campos das Vertentes). O objetivo é eliminar um dos principais gargalos da região e viabilizar a expansão do transporte de cargas no Estado. De acordo com a empresa, a obra de arte, já concluída, possui 835 metros de extensão e foi a primeira a ser construída pela MRS.
Com isso, será possível aumentar a capacidade de transporte no trecho, uma vez que havia apenas um túnel para atender ao tráfego de composições nos dois sentidos, principalmente de trens carregados de minério de ferro para exportação, além de carga geral procedente da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
No local, conforme a concessionária, ocorre a confluência de composições que seguem para carregamento nos terminais do Andaime, Pires e Itacolomi, na região Central. Também passam pela ferrovia trens carregados provenientes de terminais na RMBH – como, Sarzedo, Olhos D?Água, Barreiro e Joaquim Murtinho – e de Casa de Pedra, em Congonhas (Campos das Vertentes).
Segundo a empresa, a obra é parte do projeto de construção de uma alça dupla na região. Entre as intervenções previstas, está a construção de uma ponte de três quilômetros de extensão em Jeceaba, além da instalação de sinalização eletrônica. O valor dos investimentos não foi revelado.
A movimentação vem aumentando nos últimos anos. O diretor Comercial da MRS, Sérgio Garcia explica, em nota, que desde o fim da crise a empresa registrou incremento de 20%. E a meta é manter a trajetória de incremento, tanto no transporte de minério quanto no segmento de carga geral. “Este aporte é parte importante de nosso plano de crescimento e remove um gargalo que poderia limitar nossa capacidade de atendimento futura”, diz.
Entre os fatores que deverão continuar a elevar a demanda da ferrovia estão as inversões significativas das mineradoras na área atendida pela MRS. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), por exemplo, está investindo na ampliação da produção em Casa de Pedra, que já neste ano deverá passar de uma capacidade de 22 milhões de toneladas para 42 milhões de toneladas.
Além disso, outras companhias, como a MMX Mineração e Metálicos S/A, Usiminas Mineração e o grupo gaúcho Gerdau, estão investindo pesado na ampliação da exploração da commodity.
Na área de cargas geral, a concessionária também poderá ser beneficiada com a construção da siderúrgica da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), inaugurada recentemente em Jeceaba. O empreendimento, orçado em R$ 5 bilhões, terá capacidade instalada de 600 mil toneladas/ano de tubos de aço sem costura.
A MRS vem investindo na ampliação do serviço. No ano passado, seu presidente, Eduardo Parente, anunciou que a empresa iniciaria no atual exercício investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão. A concessionária pretende elevar a capacidade de transporte de 145 milhões de toneladas/ano para 158 milhões de toneladas/ano em 2011.
Conforme o último balanço, a ferrovia encerrou o primeiro semestre com recorde histórico de produção, transportando 72,5 milhões de toneladas. O volume representa crescimento de 5,5% frente mesmo período do ano passado. Já o lucro líqüido nos primeiros seis meses somou R$ 277 milhões, alta de 14% ante o mesmo intervalo de 2010. A receita líquida cresceu 18,6% na mesma base de comparação, passando de R$ 1,155 bilhão para R$ 1,370 bilhão.
Diário do Comércio