Moradores de Pompéu, em Sabará, participam de Simulado de Emergência de Barragem
01/11/17
A segurança das operações de mineração no Brasil está cada vez mais reforçada. Há vários exemplos positivos na indústria mineral. Entre eles, o da mineradora AngloGold Ashanti, que promove simulações com as comunidades para capacitá-las em caso de algum evento. Leia a seguir.
Os moradores do bairro Pompéu, em Sabará (MG), tiveram no dia 19 de outubro uma manhã de aprendizado sobre procedimentos de segurança. Eles participaram do Simulado de Emergência de Barragem, realizado pela AngloGold Ashanti e pela Defesa Civil. A ação também teve apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos governamentais. Às 10 horas da manhã as sirenes soaram o alarme de emergência e o aviso de voz noticiou o início do Simulado de Emergência. Os moradores da região, que já tinham sido preparados em treinamentos durante a semana, atenderam ao chamado e se dirigiram a um dos sete pontos de encontro espalhados pela comunidade. O tempo máximo de distância entre as residências e os sete pontos de encontro foi de 15 minutos.
De acordo com Dulciléia do Santos Pereira, diretora da Escola Municipal Profª. Rosalina Alves Nogueira, os alunos conseguiram seguir as orientações dadas. “Mais cedo, repassamos as orientações de evacuação da escola e, na hora da prática, foi tudo muito calmo. Esperamos que isso não seja necessário, mas, caso aconteça uma situação real, estamos bem treinados”, afirmou.
Maria Flávia Ferreira também aderiu ao exercício. “No momento do sinal sonoro, subi para o ponto de encontro na companhia de uma amiga. A dica é ter atenção, calma e agilidade!”, aconselha a dona de casa. Malu Emanuele Silva, de apenas 6 anos, já sabe todo o passo a passo para as situações de emergência. “Antes de subir para o local marcado, temos que pegar documentos, remédios e objetos importantes”, explica a criança.
Ao todo, 260 moradores da região estiveram presentes no simulado. “Para um primeiro simulado, o número, que representa aproximadamente 32% da comunidade, é considerado excelente ”, explica Amarildo Fernandes, especialista em barragens da empresa. “Este foi o primeiro exercício e com base nos aprendizados, podemos aprimorar ainda mais nosso sistema e processos de emergência”, afirmou Amarildo.
Crédito das imagens: AngloGold Ashanti