Mitsui planeja investir US$ 12,7 bi em 2 anos, inclusive no Brasil
05/05/10
A trading japonesa Mitsui planeja investir cerca de 1,2 trilhão de ienes (US$ 12,7 bilhões) durante dois anos a partir deste ano fiscal, iniciado em abril. Parte desse montante deverá ser destinada ao estrangeiro, em operações de infraestrutura e energia em países como Brasil, China e México.
A Mitsui vai detalhar seus projetos de investimento em um plano de negócios a ser compilado em breve. A companhia pretende investir cerca de 700 bilhões de ienes no ano até 31 de março de 2011 e 500 bilhões de ienes nos 12 meses seguintes. No campo de recursos naturais e energia, a Mitsui deverá fazer grandes investimentos em operações de gás de xisto.
O grupo também planeja investir agressivamente na garantia de concessões de petróleo, gás, minério de ferro, carvão e outros recursos, tendo em mente o potencial de alta de preços das commodities.
Mais da metade do investimento total da Mitsui, no entanto, será aplicada em áreas não relacionadas a energia, como alimentação e varejo, por causa dos riscos da volatilidade de preços associados com as operações envolvendo os recursos naturais. O grupo também pretende obter encomendas para projetos estrangeiros de infraestrutura envolvendo geração de energia e ferrovias de alta velocidade, entre outros.
Agência Estado