Mining Hub apresenta resultados de 2024 e projeções para 2025
16/12/24
O Mining Hub (MH) apresentou nesta sexta-feira, no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e sede do MH, em Belo Horizonte, os resultados do trabalho desenvolvido em 2024 e as perspectivas para 2025. O evento, com transmissão online, contou com representantes das mineradoras e da diretoria do IBRAM, além de profissionais que marcaram a história do 1º hub de inovação aberta do mundo no setor mineral e players da mineração.
O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, parabenizou o trabalho que o Mining Hub desenvolveu nos últimos anos. “Hoje, o MH é um projeto absolutamente consolidado, voltado para tecnologia e inovação, que até o momento tem dado grandes contribuições para o setor mineral. A expectativa é que contribua muito mais, afinal, esse é um projeto visionário e que deu certo. O futuro que nos espera não tem lugar para quem não trabalha com novas tecnologias e inovação”, destacou.
Segundo o diretor-executivo do Mining Hub, Leandro Rossi, o hub de inovação fecha 2024 com 49 empresas associadas, 5 parceiras internacionais, 353 startups inscritas nos programas, 2 Hackathons, mais de R$1,5 mi investidos em prova de conceito, sendo 15 POC’s finalizados, 7 POC’s em andamento, 11 mineradoras envolvidas no projeto de descarbonização, mais de 20 eventos realizados e 5 mil inscritos, 9 palestrantes internacionais. “Os anos pós-pandemia foram de construção de ambiente grande mapeamento de problemas e desenvolvimento de soluções. A expectativa é que 2025 seja um ano de escala e compartilhamento de soluções, além da geração de valor do Mining Hub dentro do ecossistema”, ressaltou.
Na governança do Mining Hub há sempre uma mineradora que preside o Conselho Anual das Mineradoras. Durante o evento, foi feita a transição da presidência deste Conselho que, em 2024, foi liderado pela Mineração Rio do Norte (MRN), representada pelo líder de Gestão de Projetos, Gustavo Lage, e em 2025, será liderado pela Vale, representada pelo Head de Inovação, Leandro Viana.