Minério revela outras minas em Juruti
15/09/09
;
As comunidades rurais de Juruti, no Oeste do Pará, descobrem formas de variar a produção agroextrativista. A tradicional monocultura da mandioca e a produção de farinha hoje dividem espaço com hortas, criação de peixes, produção artesanal e outras atividades da produção rural. Os produtos já são inclusive comercializados pelas comunidades.
Essa diversificação é resultado da parceria firmada entre a Alcoa e as comunidades da Área de Influência Direta da Mina de Juruti, por meio dos programas de Apoio à Agricultura Familiar. Estes últimos fazem parte dos Planos de Controle Ambiental (PCAs), que são requisitos legais para a implantação e operação do empreendimento no município.
Jauari e Capiranga são duas das comunidades-piloto no plantio de mudas de espécies nativas amazônicas. Há quase dois anos, os moradores cultivam espécies como ipê amarelo, cumaru e andiroba, resultando em mais de 24 mil mudas vendidas para a Alcoa. A empresa destinou as plantas à recuperação de áreas alteradas pela atividade mineral e vão restituir a paisagem verde da região.
O Liberal – PA