Mineradores estudam opção para exportar
02/02/07
NATAL, 2 de fevereiro de 2007 – Os empresários de várias mineradoras que atuam no Rio Grande do Norte discutiram ontem com a Companhia Docas do RN (Codern) e a armadora francesa CMA-CGM a expansão das operações comerciais dessas empresas através do Porto de Natal. A pauta incluiu desde as questões de logística, até os custos por parte da armadora. A conclusão das partes envolvidas nas operações é de que, em breve, minérios como rochas ornamentais, ferro e scheelita serão escoados pelo terminal localizado no bairro da Ribeira.
O gerente comercial da CMA-CGM na região Nordeste, Júlio Coelho, admitiu que a reunião foi bastante produtiva e com avanços significativos. A amadora francesa chegou a estimar eventuais taxas de operação consideradas atrativas pelos representantes de quase 30 empresas presentes à reunião.
O diretor técnico-comercial da Codern, Hanna Safieh, explica que desde o início a Companhia Docas do RN demonstrou aos empresários a preocupação de expor quais os tipos de minérios não serão ? em hipótese alguma ? embarcados ou desembarcados via Porto de Natal. `O importante é que não houve pirotecnia. A reunião foi muito técnica. Inclusive considerando os tipos de carga que não podemos aceitar em função dos riscos de poluição. Afinal, o Porto de natal está dentro da cidade`, disse.
Ferro peletizado e em pequenas quantidades, blocos de rochas ornamentais, feldspato e scheelita são alguns dos minérios com maior possibilidade de serem exportados através do terminal da Codern em Natal. Segundo o gerente comercial da CMA-CGM para a região Nordeste, há um esforço integrado para analisar as questões logísticas e levantamento de demanda de carga, mas tudo indica que haverá avanços nas negociações. (Tribuna do Norte)
Tribuna do Norte – RN