Mineradoras deverão investir 2,5 bilhões de dólares em Goiás até 2014
15/04/10
Levantamento da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) aponta uma previsão de investimentos pelas mineradoras da ordem de US$ 2,5 bilhões, nos próximos cinco anos. Se concretizados, deverão se gerados 53 mil novos postos de Trabalho, 13 mil diretos e 40 mil indiretos. Os números foram apresentados, na última terça-feira (13/4), pelo presidente da Câmara, Luiz Antônio Vessani.
;
?Mineração é um segmento que requer muitos estudos e análises. Se realmente aplicados os investimentos previstos, haverá forte incremento na área de serviço, agricultura, logística e desenvolvimento tecnológico?, frisou. ?É possível dobrarmos o PIB do estado nos próximos cinco anos?, destacou.
;
Os investimentos serão feitos em diversas regiões do estado, na exploração e beneficiamento de ouro, níquel, nióbio, cobre, calcário, fosfato, cal, fosfato, manganês, amianto, cerâmica, dentre outros. A Câmara Setorial de Mineração da FIEG está realizando um estudo para propor maior verticalização da indústria mineradora em Goiás para ser apresentado, até julho, aos candidatos ao governo estadual. Quase toda a produção das grandes mineradoras é exportada. ?Isso é algo importante, mas podemos aumentar a participação de Goiás no processamento do minério. Isso agregaria valor, geraria empregos e divisas?, defende Vessani.
Agência CNI