Mineração vai gastar R$ 12 mi para melhorar imagem do setor
18/12/06
BRASÍLIA ? O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) vai iniciar, no próximo ano, uma ampla campanha para reforçar a importância do setor entre a opinião pública.
Na semana passada, o presidente da entidade, Paulo Camillo Penna, informou a intenção do setor em investir cerca de R$ 12 milhões em campanhas publicitárias no rádio, televisão, jornais e Internet para mostrar à sociedade a importância econômica e as ações de preservação do meio ambiente feitas pelas empresas do setor.
A campanha prevê ainda seminários, exposições e a confecção de cartilhas. Segundo Penna, uma pesquisa feita há cerca de dois anos pelo;Ibram revelou que existe um grande desconhecimento na sociedade sobre o funcionamento do setor.
?Muitos ainda vêem a mineração como um setor que extrai as riquezas do Brasil e as manda para o exterior. Além disso, continua, muita gente não sabe que os produtos minerais estão presentes em vários produtos consumidos no cotidiano delas. A mineração faz parte da humanidade desde os seus primórdios?, disse o presidente da entidade.
Ele acrescentou ainda que, do ponto de vista da preservação do meio ambiente, a mineração gera, proporcionalmente, menos impactos do que outros setores. ?A mineração organizada gera impactos pequenos nas regiões em que está instalada?, afirmou.
Estudo encomendado pelo;Ibram mostra que, enquanto a extração de níquel, por exemplo, gera US$ 26 mil (R$ 55,6 mil) por hectare desmatado, a produção de soja gera apenas US$ 563 (R$ 1.200) por hectare.
O Tempo-MG