Mineração Sustentável e Transição Energética: IBRAM participa de Audiência Pública na ALEPA
24/04/25
A importância da mineração sustentável para a transição energética e o processo de descarbonização global foi tema central de uma Audiência Pública realizada na manhã da última quarta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). O encontro foi promovido pela Comissão de Mineração e Energia, presidida pelo deputado Ronie Silva (MDB).
Segundo o deputado, o Pará está no centro das atenções globais neste ano em função da realização da COP30, em Belém, em novembro. “A mineração é fundamental nessa transição energética e no processo de descarbonização, pois fornece os recursos necessários para a produção de energia limpa e sustentável”, destacou.

Anderson Santos destacou o desempenho do setor mineral no Pará. Crédito: Divulgação
Representando o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o gerente executivo para a Amazônia, Anderson Santos, apresentou dados do setor mineral brasileiro, com ênfase no desempenho do Pará. Ele reforçou o papel estratégico da mineração no cenário global: “Não há como falarmos em descarbonização e em fontes de energia limpas e renováveis sem os minerais críticos e estratégicos”.
A Audiência contou ainda com a participação de Lúcia Travassos, assessora da diretoria de Geologia do Serviço Geológico do Brasil; Marcelo Alves, diretor de licenciamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará; e Emerson Rocha, diretor executivo do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral). Todos reforçaram o compromisso de suas instituições em contribuir com os debates e estratégias para impulsionar o setor mineral com foco na sustentabilidade, especialmente no contexto da COP30.