Mineração Paragominas investe no mineroduto
23/05/11
Obra inclui a montagem de seis bombas e deverá ser finalizada em 2012
A Mineração Paragominas, empresa controlada pela Vale, que está em processo de transferência de ativos para a Hydro Aluminium (empresa norueguesa), está construindo para o seu mineroduto seis bombas com capacidade para rebombeamento da polpa de bauxita até o terminal na Alunorte. A bauxita é extraída na mina em Paragominas (PA) e transportada via mineroduto, que tem aproximadamente 244 km de extensão até a Alunorte, em Barcarena (PA), passando pela estação de bombeamento em Tomé Açu (PA).
A obra teve início em maio de 2010, com conclusão prevista para abril de 2012. A EPC Engenharia está supervisionando e fiscalizando as obras da estação de bombas 2 (PS2), no município de Tomé Açu, no Pará, e sua expectativa é de que o prazo seja antecipado e que o empreendimento seja entregue entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012.
Segundo o engenheiro Sérgio Pereira de Menezes, coordenador de obras da EPC, a obra tem uma importância muito grande no processo, pois visa garantir a vida útil do mineroduto, uma vez que, face ao desgaste natural das paredes internas da tubulação, após um período de quatro a cinco anos de operação, é necessária a redução dos níveis de pressão de trabalho, o que é obtido então com a implantação de um rebombeamento intermediário, que é o objetivo da PS2.
Em 2004, a Vale, que controlava os ativos de Paragominas, hoje Mineração Paragominas, iniciou a implantação da mina, com capacidade de produção de 5,4 milhões t/ano de bauxita. Nessa etapa, a EPC realizou o gerenciamento do planejamento e controle e a gestão do almoxarifado de obras. A obra teve início no princípio de 2004 e término no final de 2006.
Em 2007, foi iniciada a primeira expansão da mina, aumentando a capacidade de produção para 9,9 milhões t/ano de bauxita por ano. Nessa etapa, a EPC foi responsável pelo gerenciamento do planejamento e controle, gestão do almoxarifado de obras, fiscalização da implantação das obras de construção e montagem. A primeira expansão foi concluída no final de 2008.
;
Minérios & Minerales