Mineração Floresta terá fábrica em Pernambuco
31/01/14
A Mineração Floresta anunciou a construção de uma fábrica no município de Floresta, Pernambuco, para pigmentos de titânio, utilizados na fabricação de tintas e plásticos, a partir do próximo ano. O Grupo Tavares de Melo, responsável pelo empreendimento, investiu R$ 395,3 milhões e realiza, atualmente, o estudo de viabilidade para implantação.
A planta está prevista começar a operar em 2017. Atualmente, o Brasil consome cerca de 180 mil t/ano dos produtos químicos e necessita importar para atender a demanda de mercado. Com a nova fábrica, o intuito é reduzir esta dependência. A única fábrica brasileira desse segmento, localizada na Bahia, produz cerca de 60 mil t/ano.
Na visão do diretor da empresa, Roberto Cabral de Melo, um dos principais motivos para o afinco em Pernambuco deve-se à construção da ferrovia da Transnordestina. “Nós entendemos que o minério pernambucano, antes não utilizado, poderia ser fabricado aqui e usado para a redução do custo logístico.
Sabendo disso, fomos investigar no mapa da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e nas pesquisas de campo quais locais poderiam ser favoráveis à ocorrência”, explicou. O Diretor ressaltou que “estão sendo feitos investimentos em pesquisas geológicas, para verificar a quantidade de minério na terra”. Quando estiver operando, a planta vai gerar 300 empregos diretos e 700 indiretos.
Brasil Mineral