Mineração é destaque na programação do Rio Construção Summit
21/09/23
Presidente do IBRAM, Raul Jungmann, foi um dos keynote speakers do evento e falou sobre a importância do setor mineral para a construção.
A expansão da mineração é essencial para ampliar e diversificar a oferta de minérios e proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do setor da construção. Outros pontos relevantes para alcançar este objetivo é ampliar o conhecimento geológico; dirimir conflitos relacionados aos processos de licenciamento ambiental dos agregados; e fortalecer estruturalmente a Agência Nacional de Mineração (ANM) para que possa, efetivamente, apoiar o segmento de agregados da construção civil a superar desafios estratégicos.
Esses temas foram abordados pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, no Rio Construção Summit, nesta 5ª feira (21/9). Ele foi keynote speaker do painel “O Papel da Mineração na Construção Brasileira”. Jungmann disse que o IBRAM defende a adoção de um modelo de pesquisa mineral compartilhado entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar o conhecimento geológico; mais instrumentos de financiamento para essa prospecção e a outras atividades minerárias; e a liberação do orçamento da ANM, contingenciado há anos.
Estiveram ao lado de Jungmann no painel os dirigentes da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção, Fernando Valverde; da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, Reinaldo Sampaio, e da ANM, Tasso Mendonça Jr. O painel foi mediado por Henrique Nora Jr., integrante do Fórum Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Rio Summit Construção é organizado na capital carioca pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro.