Mineração avança em agenda de diversidade com workshop estratégico no IBRAM
13/08/25
Encontro reuniu lideranças e reforçou compromisso do setor com metas claras e ambientes seguros para todos
Um passo importante na construção de um setor minerário mais inclusivo foi dado na última segunda-feira, 11 de agosto, quando o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, em Belo Horizonte (MG), o workshop de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Com apoio metodológico da Accenture e da A+ Diversidade, a iniciativa foi patrocinada por cinco grandes empresas — Anglo American, BHP, Mosaic, Samarco e Vale — que integram o Grupo de Trabalho (GT) de DE&I, parte da agenda ESG da mineração e um dos 12 compromissos do setor.
O encontro teve caráter estratégico: organizar, com foco e metodologia, as próximas etapas de atuação do GT, fortalecendo sua estrutura de liderança. “Para que possamos estabelecer metas autodeclaratórias cada vez mais factíveis, é preciso criar ambientes seguros, onde os funcionários se sintam confiantes”, afirmou Vera Lúcia, coordenadora do Comitê pelas empresas e representante da Samarco.

workshop de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) – crédito: divulgação
A relevância da comunicação também foi destaque. Para Paulo Henrique, diretor de Comunicação do IBRAM e sponsor da agenda, a maneira como o setor fala sobre si é fundamental. “A própria forma de comunicar deve expressar que a mineração é um setor aberto e acolhedor”, ressaltou.
O evento contou com a participação de lideranças do IBRAM, Mosaic, Anglo American, Nexa, Samarco, WIM Brasil, Vale, BHP, Equinox Gold, Coletivo Quantos, A+ Diversidade e Kinross, reforçando que o avanço em diversidade e inclusão na mineração depende de cooperação, diálogo e compromisso coletivo.