MICHELIN EXPÕE SEUS PNEUS DE MINERAÇÃO E TERRAPLENAGEM NA EXPOSIBRAM 2009
23/09/09
A Michelin apresenta na EXPOSIBRAM (Exposição Internacional de Mineração) o recém-lançado MICHELIN XHA2, além de sua linha de pneus de mineração e infraestrutura, e o MEMS (Michelin Earthmover Management System), sistema que proporciona aumento de produtividade e maior segurança. Por meio do monitoramento permanente e em tempo real da pressão e da temperatura dos pneus dos equipamentos, o MEMS emite alertas à sala de controle das minerações, que podem indicar, por exemplo, a elevação excessiva de temperatura dos pneus em funcionamento. Quando isto ocorre, o usuário tem a possibilidade de tomar medidas preventivas e evitar situações de perigo. As informações disponibilizadas pelo sistema proporcionam ao usuário benefícios imediatos, já que a detecção pelo MEMS de pneus fora das faixas de pressão e temperatura recomendadas, evita paradas do equipamento. A médio e longo prazos, o MEMS também é capaz de reduzir perdas de pneus e tempos improdutivos, melhorar o rendimento e otimizar os recursos, tanto humanos como técnicos. Além disso, esta tecnologia permite que o usuário redistribua as máquinas e os caminhões entre os ciclos de trabalho nas minas em função da performance dos pneus, com base na pressão e temperatura verificada. Um veículo que rodou em um ciclo de maior velocidade e está com os pneus muito aquecidos, por exemplo, pode ser encaminhado para um ciclo de menor velocidade, mantendo-se em movimento, ou seja, a produtividade é mantida. Novo pneu Michelin para carregadeiras fabricado no Brasil O destaque da Michelin na EXPOSIBRAM é o recém-lançado MICHELIN XHA2, pneu para carregadeiras utilizadas em obras de infraestrutura, indústria de cimento e canteiros de obras. Fabricado no Brasil, este pneu passará a ser comercializado no mercado local no último trimestre deste ano. A robustez é uma das qualidades fundamentais do MICHELIN XHA2, que opera em solos de agressão moderada. Três novas tecnologias foram incorporadas ao pneu: uma camada adicional de borracha na banda de rodagem, que permite resistir melhor às agressões, flancos mais protegidos pelo acréscimo de mais borracha, que ajudam a reduzir as perfurações nos pneus, e um incremento médio de 5% na profundidade de escultura, o que se traduz em um melhor rendimento. Além de robusto, o MICHELIN XHA2 possui uma durabilidade 10% superior à do modelo anterior, o MICHELIN XHA, que já era considerado referência nos maiores canteiros de obras do mundo inteiro. Graças a sua durabilidade excepcional, o MICHELIN XHA2 colabora na diminuição dos custos operacionais e, consequentemente, na redução de custos das empresas. O pneu MICHELIN XHA2 também ajuda no aumento de produtividade, devido ao seu desempenho de tração. A sua escultura aumenta a motricidade e favorece a autolimpeza (pedras incrustadas na escultura). A escultura patenteada do MICHELIN XHA2 diminui drasticamente as vibrações provocadas pelas operações que normalmente produzem desgaste nos componentes mecânicos da máquina. A nova carcaça do MICHELIN XHA2, por ter um índice de recapabilidade superior, gera uma maior rentabilidade para as empresas e preservação do meio ambiente, já que são produzidos menos detritos. Devido à maior capacidade de resistência às agressões do solo, à melhor tração que ajuda a economizar combustível, à maior durabilidade e à melhor capacidade de recapagem, o MICHELIN XHA2 aumenta a produtividade das empresas, enquanto sua robustez torna mais seguras as operações nos canteiros de obras e proporciona mais conforto para os operadores. Linha completa de pneus Michelin Para o asfalto e canteiro de obras, a empresa disponibiliza ao mercado o pneu radial MICHELIN X-CRANE AT, para uso em gruas, que apresenta alto nível de desempenho: além de reduzir o consumo de combustível na estrada, ele dura 15% a mais do que o modelo anterior (MICHELIN XGC), graças a uma nova carcaça com superfície de contato com o solo 7% maior. Ao mesmo tempo, este modelo é mais robusto e tem uma maior capacidade de tração nos canteiros de obras, pois incorpora as tecnologias de pneus de carga mais avançadas em sua fabricação. Os itens de segurança e conforto também foram considerados na fabricação deste pneu: devido a sua nova escultura assimétrica, cuja geometria foi otimizada por computador, a distância de frenagem em pista molhada foi reduzida, aumentando o prazer de dirigir. Além disso, o MICHELIN X-CRANE AT reduz as vibrações e o ruído. Outro pneu em exposição será o MICHELIN XZH, para aplicação em caminhões basculantes 8×4 e 10×4, com utilização 100% fora-de-estrada. Este modelo foi produzido especificamente para suportar condições severas de desgaste e agressão. A banda de rodagem e os flancos reforçados oferecem elevada resistência a cortes e perfurações, o que torna o pneu ideal para o trabalho em minerações, pedreiras, cimenteiras e obras de construção pesada. Estas características, unidas a uma grande profundidade de sulcos, resultam em aumento na vida útil da carcaça e redução nas paradas por avarias nos pneus. Também para o trabalho em pedreiras e cimenteiras, o MICHELIN XMINE D2 possui banda de rodagem robusta e profunda que, juntamente com um reforço suplementar nos ombros e flancos, oferece elevada resistência a perfurações e cortes. Já para caminhões rígidos fora-de-estrada, o pneu indicado é o MICHELIN X-QUARRY. Com ombros quadrados e reforçados unidos à banda de rodagem maciça e de grande profundidade, este pneu oferece alta robustez e excepcional resistência para utilização em ciclos curtos e velocidade baixa. O pneu MICHELIN XZM é indicado para empilhadeiras que operam em indústrias, portos e aeroportos. Sua carcaça radial garante uma rodagem mais estável e com menos vibrações, permitindo menor necessidade de paradas para manutenção dos sistemas de suspensão, mais segurança no transporte da carga e maior conforto para o operador. Com menor resistência à rodagem, este modelo proporciona economia de combustível de 6% a 10%, se comparado ao pneu convencional com câmara, e de 15% a 20%, se comparado ao pneu semi-elástico ou maciço. Estes valores variam de acordo com o modelo do equipamento e sua utilização. Michelin Serviços A Michelin possui um Programa de Assistência Técnica aos Recauchutadores Assistidos, que é sinônimo de menor custo/hora, pois utiliza a mesma borracha do pneu novo. Além disso, a empresa oferece assistência técnica comercial aos Assistidos, contribuindo para elevar o nível técnico da recauchutagem e reparação contribuindo para aumento da performance dos pneus Michelin. EXPOSIBRAM De 21 a 24 de setembro de 2009 Expominas (Av. Amazonas, 6.030 – Bairro Gameleira – Belo Horizonte – MG) Horários: dia 21, das 17h às 21h, e dias 22, 23 e 24, das 13h às 21h Estande da Michelin: rua AE 22, área externa