Metso Outotec mostra soluções de mineração sustentável e produtiva na EXPOSIBRAM 2022, em Belo Horizonte
06/09/22
Empresa apresenta conceito de Planet Positive, que oferece soluções energética e hidricamente eficientes. Feira presencial vai ser usada também para mostrar a nova estrutura integrada – fabril e de centros de serviços – na América do Sul
A mineração sustentável e produtiva será o tom das soluções que a Metso Outotec vai mostrar durante a EXPOSIBRAM 2022, que acontece em Belo Horizonte, de 12 a 15 de setembro. A empresa vai apresentar seu conceito de Planet Positive, posicionamento de mercado que foca na entrega de soluções energética e hidricamente eficientes. A presença local, com fábrica e centros de serviços na América do Sul, é a base da atuação da companhia.
Na prática, a oferta da Metso Outotec no conceito de Planet Positive inclui equipamentos que permitem uma redução significativa no consumo de energia em relação às soluções disponíveis no mercado. A sustentabilidade aliada a produtividade envolve ainda soluções para mineração que aumentam a segurança da operação e da manutenção, ao diminuírem a intervenção humana no processo.
O conceito de Planet Positive também envolve o fornecimento de peças e componentes com maior tempo de vida útil, reduzindo a periodicidade de manutenção. A sustentabilidade – com segurança – abarca ainda a prestação de serviços: a Metso Outotec reforça que a qualificação dos seus profissionais permite operações mais precisas e com menos tempo de parada nas plantas de seus clientes.
Crescimento estimado de dois dígitos no Brasil
O próprio estande da empresa na Exposibram é carbon free e os materiais usados na criação do espaço serão neutralizados por uma empresa especialmente dedicada ao tema. Mais do que sustentável, o estande está focado na oferta completa de soluções sustentáveis para a mineração: desde as básculas híbridas de metal e borracha para caminhão, que reduzem vibrações e ruídos, até espessadores que diminuem a demanda de água nas plantas de processamento.
“Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a cumprirem suas metas de sustentabilidade, mas que também ofereçam maior segurança para os operadores e maior produtividade”, resume Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas da Metso Outotec. De acordo com ele, os dois anos de pandemia permitiram que a empresa refinasse o atendimento em campo, com resultados positivos. O executivo, inclusive, avalia um crescimento no Brasil bem acima do planejado para 2022.
“Enfim, a Metso Outotec mostra sua profunda preocupação com os princípios de sustentabilidade, claramente direcionados na sua estratégia de crescimento para os próximos anos. Todo o time está muito feliz em poder participar e encontrar seus clientes neste importante evento”, finaliza Motti.
Palestras trazem casos reais de clientes em mineração
Os conceitos de Planet Positive também serão mostrados em quatro palestras da Metso Outotec durante a Exposibram. Veja os temas:
Dia 12/9, às 17h: Focada na oferta de serviços baseados em performance, a apresentação vai trazer o caso real do maior contrato de LCS, sigla da empresa para serviços em que a empresa assume a operação de plantas para o cliente final. O caso apresentado permite que o cliente mantenha sua operação de britagem primária operacional enquanto constrói uma nova britagem própria.
Dia 13/9, às 17h, a apresentação da Metso Outotec aborda as tecnologias sustentáveis para produção de aço verde. A empresa vai mostrar seu portfólio de soluções que aumentam a eficiência de plantas siderúrgicas, inclusive as etapas de pelotização, não só em eficiência como também na redução de emissão de gases de efeito estufa e na otimização energética, entre outros aspectos.
Dia 14/09, às 14:00, o tema da palestra são as ferramentas digitais para uma mineração do futuro. O foco da apresentação são os instrumentos inteligentes e soluções digitais que permitem manter as operações de mineração ativas e seguras. A ideia da Metso Outotec é mostrar como os clientes das indústrias de mineração, agregados e metalurgia podem obter mais de seus processos, usando menos recursos, com uma produção mais lucrativa, eficiente e sustentável.
Dia 15/09, às 15:00, com casos reais de mineradoras que conseguiram adicionar mais segurança e mais vida útil na operação de escavadeiras. Os casos envolvem a adoção de ferramentas de penetração de solo (FPS), com maior qualidade e vida útil, o que permite menos intervenções de manutenção. Além do aspecto de maior produtividade, as FPS da Metso Outotec adicionam maior segurança nesse tipo de atividade, principalmente na troca dos FPS em equipamentos de grande porte.
Sobre a Metso Outotec
A Metso Outotec é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços de ponta a ponta para as indústrias de agregados, processamento de minerais e refino de metais em todo o mundo. Ao melhorar a eficiência energética e hídrica de nossos clientes, aumentando sua produtividade e reduzindo os riscos ambientais com nossa experiência em produtos e processos, somos o parceiro para mudanças positivas. A Metso Outotec está comprometida em limitar o aquecimento global a 1,5°C com Metas Baseadas na Ciência.
Com sede em Helsinque, Finlândia, a Metso Outotec emprega mais de 15.000 pessoas em mais de 50 países e suas vendas para 2021 foram de cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa está listada na Nasdaq Helsinki. mogroup.com, twitter.com/metsoutototec