Metso assina contrato de R$ 65 milhões com fornecedores do Rio Grande do Sul
15/07/13
A Metso Paper South America assinou hoje contrato de R$ 65 milhões com fornecedores locais, envolvendo equipamentos e prestação de serviços para a nova linha de celulose da CMPC Celulose Riograndense. Com a negociação, que contempla as empresas gaúchas Metasa, Nova JVA, e Intecnial, dos setores de engenharia e estruturas metálicas em carbono e aço inox. A expectativa do projeto é gerar cerca de 7 mil postos de trabalho na região durante o período de pico das obras. A assinatura dos primeiros contratos com os fornecedores do Rio Grande do Sul materializam o compromisso da contratação de profissionais da região metropolitana de Porto Alegre.
A iniciativa, proveniente de esforços conjuntos realizados entre governo, contratantes e os próprios fornecedores, faz parte do interesse da Metso de proporcionar às empresas gaúchas reais condições de alavancarem suas cadeias produtivas e seus processos tecnológicos, ampliarem sua participação de mercado e tornarem-se mais competitivas no cenário nacional. Guaíba II
A venda da Metso para a CMPC, estimada entre 800 e 900 milhões de Euros, foi assinada no final de junho. O escopo de fornecimento da Metso inclui a planta de cozimento e linha de fibras, máquina de secagem e enfardamento, evaporação, caldeira de recuperação, caustificação e forno de cal, incluindo uma solução de automação integrada e simulador de treinamento de operação para todas as áreas de processos.
Com a expansão da unidade Guaíba, a linha alcançará no primeiro semestre de 2015, a marca de 1,3 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto de mercado por ano. Os modernos equipamentos permitirão ainda a possibilidade de a produção chegar a 1,5 milhão de toneladas, caso sejam realizados pequenos investimentos.
Somente a Metso deverá gerar cerca de 4000 postos de trabalho durante o período de pico de instalação do projeto.
Sobre a MetsoOs profissionais da Metso em celulose, papel e energia são especializados em processos, máquinas, equipamentos, serviços, vestimentas para máquina de papel e tecidos para filtros. Nossa oferta de produtos e Know how abrange todo o ciclo de vida do processo, incluindo novas linhas de produção, reformas e serviços.A partir de janeiro de 2014, a divisão de Celulose, Papel e Energia da Metso irá atender seus clientes por meio de uma abordagem mais focada e competitiva ainda, através de uma empresa independente e de capital aberto, a Valmet Corporation*.*Aguardando aprovação da Assembleia Geral Extraordinária da Metso.
Sobre o Grupo MetsoA Metso é fornecedora mundial de tecnologia e serviços para clientes em indústrias de processo, incluindo mineração, construção, papel e celulose, energia e petróleo e gás. Atualmente emprega 30 mil profissionais sediados em mais de 50 países para oferecer sustentabilidade e lucratividade para nossos clientes no mundo inteiro.
Sobre a CMPCCMPC Celulose Riograndense é parte do Grupo Chileno CMPC Celulosa, uma das maiores companhias de base florestal da América Latina. Suas fábricas no Chile e no Brasil produzem cerca de 2,8 milhões de celulose por ano.
Assessoria