Mercado nacional de água engarrafada tem previsão de crescimento para 10% em 2009
08/07/09
O mercado de águas minerais no Brasil registra um faturamento anual de R$1,6 bilhão. No mundo, o consumo em 2007 foi de 206 bilhões de litros e o faturamento girou em torno de US$100 bilhões. Segundo Carlos Alberto Lancia, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), ?em 1998 o consumo era de 2,5 bilhões de litros; em 2006 houve um grande incremento para 6,2 bilhões; em 2007 subiu para 6,8 bilhões e no ano passado superou a marca dos 7,5 bilhões?, informa Lancia, ?a projeção para 2009 é um crescimento de pelo menos 10%, o que superaria a marca dos 8,3 bilhões de litros?, completa.
O presidente do conselho de administração da paranaense Empresa de Águas Ouro Fino, Guto Mocellin, informa que nos últimos cinco anos o aumento na produção da empresa foi de 25%. ?A produção de água mineral anual da Ouro Fino é de 150 milhões de litros. Hoje temos 67% do mercado de águas no ParanT, informa Mocellin. Carlos Alberto Lancia explica o aumento, ?a crescente preocupação das pessoas com a saúde tem levado ao maior consumo de produtos naturais, sem conservantes ou aditivos, e a água mineral é a única bebida totalmente natural, zero açúcar e zero caloria?, informa.
O Brasil é hoje o quarto maior produtor de água engarrafada no mundo. Lancia apresenta os dados levantados pela Associação Internacional de Águas Engarrafadas, que indicam que brasileiros consomem mais deste produto do que alemães, italianos, franceses e espanhóis. O Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos, do México e da China. ?A água mineral brasileira tem um dos custos mais baixos do mundo e hoje já ultrapassou a venda de refrigerantes no mercado nacional?, informa Lancia.
O aumento se deve também à ampliação do mix de produtos oferecidos. A Ouro Fino, por exemplo, apresenta águas minerais naturais, com gás e aromatizadas. Ainda, investe no desenvolvimento de embalagens e projetos exclusivos, que além do produto com a reconhecida qualidade, têm o design diferenciado ? que já rendeu diversas premiações, inclusive internacionais. ?Toda a linha da Ouro Fino é muito bem aceita. Temos 28 produtos diferenciados no mercado, cada um deles atendendo a um público específico?, explica Guto Mocellin.
Um pouco sobre a Ouro Fino
Há registros da comercialização da água mineral Ouro Fino datados de 1898. Ela recebeu este nome por estar situada na região de Bateias (Campo Largo/PR) que, no início do século XIX, ficou famosa pelas jazidas de ouro que continha. Desde a sua criação, a empresa busca o equilíbrio com a natureza na extração de água mineral, com o máximo de qualidade e tecnologia. Com uma vazão de 520 mil litros/hora, a Ouro Fino é a segunda maior envasadora do Brasil. No Paraná, a marca detém 67% do mercado, segundo dados do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM).
A água mineral natural Ouro Fino é classificada como alcalino-terrosa fluoretada e é proveniente das fontes naturais Ouro Fino, protegidas e preservadas naturalmente graças ao cinturão verde de Mata das Araucárias que circundam o Parque Ecológico Ouro Fino, uma das maiores reservas do Paraná. Com propriedades digestivas e diuréticas, a água é também considerada Sodium Free (com baixíssimos teores de sódio e cloretos). Por isso, seu consumo ajuda o organismo a eliminar toxinas.
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