Major Drilling completa um mês de atividades no Brasil
12/09/14
A Major Drilling do Brasil abriu seu primeiro escritório no país no fim de julho. A abertura do escritório em Belo Horizonte (MG) acontece após dois anos de preparação. Mas, segundo o gerente geral da empresa, François Lesage, o empreendimento demandará menos tempo para chegar ao ponto de equilíbrio.
?Estimo que em seis meses vamos atingir o break even?, afirma Lesage, que está no Brasil desde o fim de 2012. Em junho de 2013,
Lesage disse, por e-mail ao NMB, que ?no curto prazo, com a atual conjuntura econômica, é difícil estabelecer expectativas realistas, mas no médio e longo prazos acreditamos que o mercado brasileiro tem grande potencial de expansão para o setor de sondagem?.
O gerente explica que a Major investiu em equipamentos modernos, como sistemas de rod handling, para trazer ao país um serviço com qualidade diferenciada, com segurança, e não quantidade. ?Ao mesmo tempo em que trouxemos equipamentos modernos e equipes experientes, estamos treinando mais trabalhadores para ter certeza de que eles podem atender aos padrões do grupo?, disse Lesage por e-mail.
A Major do Brasil tem hoje cerca de 100 empregados, incluindo aqueles que estão sendo treinados. A companhia dá grande ênfase ao processo de treinamento devido ao impacto sobre a eficiência e qualidade dos serviços.
O Major Drilling Group teve um dois piores primeiros trimestres dos últimos tempos. O período encerrado em julho, quando termina o primeiro trimestre do ano fiscal de 2015 para companhias canadenses, fechou com prejuízo de C$ 7,3 milhões, em dólares canadenses, bem pior do que no ano anterior, quanto teve lucro de C$ 1,5 milhão.
O Ebitda foi de C$ 4,8 milhões, ou seja, 7% da receita, também inferior aos C$ 19,6 milhões registrados no primeiro trimestre do ano fiscal de 2014, que representou 18,1% da receita no período.
A Major tinha em caixa, no fim de julho, C$ 65,5 milhões que, descontados da dívida de C$ 22,6, resulta em caixa livre de C$ 42,8 milhões.
As despesas de capital da ordem de C$ 7,1 milhões, valor considerado acima do usual, deve-se à compra de duas plataformas de sondagem e ao início da operação no Brasil.
A Major Drilling Group tem sede em Moncton, New Brunswick (EUA), e é considerada uma das maiores prestadoras de serviços de sondagem de metais e minerais do mundo. O grupo tem escritórios e bases de operação no Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Brasil, Ásia e África.
Clique aqui e acesse a matéria na íntegra.
Notícias de Mineração Brasil