Maior navio mineraleiro do mundo é carregado pela Vale Em São Luís
26/05/11
A mineradora Vale realizou , no Piér I do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, o primeiro carregamento do maior navio mineraleiro do mundo, o Vale Brasil. A embarcação corresponde a mais nova aquisição da empresa, que investiu cerca US$ 110 milhões, somente nela.
Com capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério em seus porões, além de 11 mil veículos populares, o navio foi encomendado pela Vale ao estaleiro Daewoo Shipbuilding e Marie Engineering Co, na Coreia do Sul, e corresponde ao primeiro de uma encomenda de sete mineraleiros, feita pela Vale ao estaleiro coreano. Todos serão entregues até 2013, totalizando um investimento de US$ 748 milhões.
De acordo com o diretor executivo de Operações Integradas da Vale, Eduardo Bartolomeu, a construção do mineraleiro, que possui 362 metros de comprimento, 65 de largura, e um peso leve de 42 mil toneladas, possibilitou a geração de mais de nove mil empregos, diretos e indiretos. Com bandeira de Singapura, o navio é operado por uma empresa de Hong Kong e conta com uma tripulação formada atualmente por 23 tripulantes, todos coreanos, podendo abrigar, no mínimo 19 pessoas e no máximo 23.
Segundo Eduardo Bartolomeu, essa aquisição corresponde a uma estratégia de competitividade da Vale, uma vez que o minério poderá se tornar mais barato, na medida em que a empresa, que antes custeava US$ 100 mil dólares em fretes (a cada tonelada transportada), agora só possui um encargo de US$ 20 mil. Eduardo também explicou que, apesar de o navio ser de origem estrangeira, uma vez que o Brasil ainda não tem condições de fabricar um transporte com tal porte, a sua engenharia é brasileira, fazendo parte de uma parceria entre a Vale e a Projemar (empresa de engenharia naval), responsável pelo desenvolvimento do projeto conceitual da embarcação.
Conforme explicações feitas pelo gerente geral de Engenharia de Navegação da Vale, Nelson Luiz Coelho Alves, o navio levou cerca de 20 meses para ser construído e foi entregue no último dia 30 de março. Possuindo uma rota única, o Vale Brasil fará viagens com duração aproximada de três meses, de São Luís para a China e vice-versa, fazendo uma parada rápida para abastecimento de combustível, em Singapura.
Com uma vida útil de aproximadamente 30 anos, o navio fará cerca de quatro viagens por ano. ?O principal desafio que tivemos de enfrentar foi adaptar o navio aos portos da Vale. Como seu destino será a Ásia, o primeiro porto em que ele irá atracar será o de Dália, na China. O grande diferencial dessa embarcação é que ela possibilita fazer o carregamento de seus sete porões de uma só vez?, ressaltou Nelson Luiz.
Durante a cerimônia para a realização do primeiro carregamento do mineraleiro, esteve presente o vice-governador do Maranhão, Washington Luís Oliveira, que frisou ser a aquisição de tal transporte, pela Vale, determinante para o processo de desenvolvimento portuário do Estado. Para Washington Luís, o Porto do Itaqui é estratégico, não somente para o estado como também para todo o país, daí a necessidade de investimentos.
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