Lula entrega lavra a 40 mil em Serra Pelada
19/04/10
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará no dia 7 de maio em Curionópolis, no sudeste do Pará, para entregar aos garimpeiros de Serra Pelada a concessão da lavra para exploração mecanizada de ouro, que será feita em consórcio com uma empresa canadense e a cooperativa dos trabalhadores. A Licença de Instalação (LI), penúltima etapa do processo para o começo da exploração mineral na cava de 200 metros de profundidade e onde haveria no mínimo 60 toneladas de ouro, será entregue na segunda-feira pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ao Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM).
;
O presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Gesse Simão, informou que 40 mil garimpeiros estarão em Curionópolis para receber Lula. Toda a estrutura da visita já foi praticamente concluída, inclusive com o acompanhamento de assessores do Palácio do Planalto. O ex-ministro de Minas e Energia Edson Lobão já acertou todos os detalhes da visita com o próprio Lula.
;
Segundo Lobão, a comitiva de Lula inclui a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, além do atual ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. A governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT) foi informada pela Presidência da Republica sobre a visita de Lula ao estado. Ela determinou ao secretário de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, para que acelere a análise técnica e libere a Licença de Instalação solicitada pela Coomigasp.
;
Na segunda-feira, o mesmo documento irá para o DNPM de Brasília. Zimmermann solicitou ao secretário de Geologia e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, acompanhar o tramite da Licença de Instalação tanto dentro do Departamento de Outorga e Cadastro Mineiro do DNPM como no Conselho Jurídico do Ministério das Minas e Energia. O ministério tem exatos 12 dias úteis para analisar a documentação, assinar a concessão de lavra e publicar no Diário Oficial da União.
Lobão disse que é um desejo do presidente se encontrar com os garimpeiros.
DCI