Livro contando a trajetória do Dr. Azevedo Antunes é lançado em Minas Gerais
01/11/06
Com o lançamento do livro ?Mineração no Brasil ? Augusto de Azevedo Antunes, o homem que realizava?, no dia 25 de outubro, em Belo Horizonte, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inaugurou a série de publicações que homenageia grandes nomes ligados à indústria da Mineração e que contribuíram para a história do setor no Brasil. Para o presidente do instituto, Paulo Camillo Penna, o empreendedor Azevedo Antunes, Dr Antunes, só encontra paralelo na figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.
Em seu discurso, Paulo Camillo destacou que, ?fatos, experiências e lições relatadas no livro, constituem o grande legado que este autêntico homem de empresa com espírito público nos deixou?. O livro apresenta depoimentos, recordações episódios e fatos marcantes sobre os quase noventa anos da história de Azevedo Antunes. O lançamento do livro reuniu, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), representantes do setor mineral e parlamentares mineiros, além do ex-ministro das Minas e Energia, Paulino Cícero.
Alexandre de Azevedo Antunes, neto do Dr Antunes, assim descreveu o espírito do avô, ao falar na solenidade: ?parado, nada se faz; a passos moderados se vai longe e correndo, não sobra fôlego para uma grande caminhada e corre-se o risco de um tropeço?.
O prefácio do livro ficou a cargo de outro líder do setor mineral e ex-presidente da Vale do Rio Doce, e ex-ministro de Minas e Energia, Eliezer Batista, para quem ?Azevedo Antunes foi jazida mais valiosa que Deus colocou em terras brasileiras?. Em sua avaliação, a obra ?chegou para preencher uma incompreensível lacuna das grandes biografias brasileiras?.
O presidente da Fundação Caemi de Assistência Social (Funcaemi), Américo Muniz contou como surgiu a idéia do lançamento livro para homenagear o Dr Antunes no ano em que completaria 100 anos (2006). O trabalho evoluiu da coleta de depoimentos de pessoas que trabalharam com ele além de fotografias e de discursos.
Também falaram de suas experiências no trabalho do dia-a-dia com o Dr Antunes o diretor de desenvolvimento da MBR, Carlos Antonio Rajão Queiroz e o presidente do Sindicato da Indústria de Extração Mineral de MG, José Fernando Coura.
Paulo Camillo Penna discursa no lançamento do livro em Minas Gerais
Geraldo Moura – IBRAM