Lide realiza 1º Fórum de mineração em Minas Gerais
11/02/14
Belo Horizonte reunirá especialistas para debater cadeia produtiva da mineração, políticas públicas e investimentos no desenvolvimento de ações sustentáveis
O 1º Fórum Brasileiro de Mineração debaterá, em 21 de fevereiro, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte (MG), questões, diretrizes e soluções para a área da mineração e suas vertentes. Promovido pelo LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais e LIDE MINAS GERAIS, o Fórum reunirá cerca de 400 líderes empresariais e as principais personalidades do setor público e privado de diversos setores de atuação.
Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, e Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais, participarão da abertura encontro, juntamente com Marcio Ladeira, presidente do LIDE Minas Gerais, e João Doria Jr., presidente do LIDE.
O evento tem como objetivo promover amplo debate sobre questões vitais ao desenvolvimento sustentável, oportunidades, gargalos e desafios das cadeias de metais ferrosos, metais não ferrosos, metais preciosos e minérios para fertilizantes, além de gerar fundamental integração nas relações socioeconômicas entre organizações, entidades privadas e poder público.
Sustentabilidade será um dos temas discutidos em palestras por grandes nomes do setor. Thadeu Carneiro, presidente da CBMM ? Cia. Brasileira de Mineração e Metalurgia discorrerá sobre o assunto com a presença dos debatedores Ricardo Vescovi de Aragão, presidente Samarco Mineração e Felipe Lima, diretor Promon Engenharia.
Para João Doria Jr., presidente do LIDE, o Fórum já nasce grande, pela importância e dimensão do tema. A mineração tem papel estratégico e econômico para o Brasil e especialmente para Minas Gerais. Os maiores nomes da mineração, empresários e autoridades, entidades públicas e privadas, fornecedores, compradores e exportadoras estarão em Belo Horizonte, discutindo o desenvolvimento sustentável do setor e seus principais desafios no Brasil.
O governador de Minas Gerais considera muito importante para a região sediar o Fórum Brasileiro de Mineração. ?Minas Gerais responde por cerca de 50% do valor da produção mineral brasileira. O governo mineiro tem envidado todos os esforços para atrair indústrias de alta tecnologia, para agregar cada vez mais valor aos minerais extraídos em nosso solo?, declara Anastasia.
O Fórum Brasileiro de Mineração reunirá as principais autoridades, especialistas e empresários ligados ao setor mineral do país. ?Será um momento ímpar para o debate do presente e futuro dessa importante atividade econômica do Brasil?, afirma Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte.
Grandes marcas da mineração e construção, assim como os principais prestadores de serviços e produtos do setor participarão deste importante Fórum. Com o apoio de ANGLO AMERICAN, CBMM, GERDAU, SAMARCO, FIEMG, ANGLOGOLD, CODEMIG, CNH e VALE, com colaboração de ANDRADE GUTIERREZ.
Sobre o Fórum
O Fórum Brasileiro de Mineração, promovido pelo LIDE ? Grupo de Líderes Empresariais, debate questões, políticas públicas e o desenvolvimento de um dos mais importantes setores da economia brasileira. O fórum tem como objetivo promover amplo debate sobre questões vitais ao desenvolvimento sustentável, oportunidades, gargalos e desafios das cadeias de metais ferrosos, metais não ferrosos, metais preciosos e minérios para fertilizantes, além de gerar fundamental integração nas relações socioeconômicas entre organizações, entidades privadas.
Assessoria