Kincross Gold oferece US$ 3,1 bi por mineradora Bema
08/11/06
VANCOUVER/TORONTO (Reuters) – A Kincross Gold fez uma oferta amigável de compra pela também mineradora canadense Bema Gold na segunda-feira. A oferta envolve apenas ações no equivalente a 3,1 bilhões de dólares e, se concretizada, fortalecerá a posição da companhia no Chile e na Rússia.
“A equipe já se fortaleceu substancialmente na Rússia. Colocamos os tijolos no lugar para expansões futuras”, disse o presidente-executivo da Kincross, Tye Burt, numa conferência telefônica para discutir a transação.
A aquisição pode elevar as reservas da Kincross, que tem oito minas nas Américas do Norte e do Sul, em 68 por cento, o que criaria a quarta maior mineradora de ouro do mundo em termos de reservas.
A transação também deve fortalecer a posição de caixa da Kincross de 135 milhões de dólares para cerca de 350 milhões de dólares, o que, segundo Burt, deve ajudar a empresa a financiar alguns de seus projetos, como a expansão da mina de Paracatu, no Brasil.
Os conselhos da Bema e da Kincroos aprovaram o acordo por unanimidade. A transação tem agora de ser ratificada pelos acionistas da Bema numa assembléia que deve acontecer em meados de janeiro.
Reuters