Investir na formação de profissionais no início da carreira é estratégia para aperfeiçoar a cultura das empresas
13/09/23
Programas como estágio, trainee e aprendiz são oportunidades para atrair profissionais que no futuro poderão exercer cargos técnicos e de gestão.
Com a mudança da percepção sobre o que é carreira ao longo dos anos, investir em colaboradores desde o início de suas vidas profissionais tem sido uma forma assertiva de se promover e evoluir a cultura das empresas dentro de um negócio, segundo a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tamara Vieira. A especialista participou do painel “Carreiras”, no Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e Mina Subterrânea (CBMINA), no dia 13 de setembro.
“O mundo do trabalho vem evoluindo com o passar dos anos. Na década de 60, estávamos na era do emprego, em que a empresa conduzia a carreira, sendo uma estrutura de comando e controle. Já na década de 90, passamos pela era da empregabilidade, em que o indivíduo precisava ser atrativo para o mercado de trabalho, dando início à era ‘eu S/A’. Em 2000, iniciamos a trabalhabilidade, em que o indivíduo passou a ter mais poder para conduzir sua carreira, com protagonismo e diálogo. E agora estamos na era da personalização, em que o indivíduo tem mais opções de carreira, podendo se mover livremente e estar no comando de sua carreira e de suas escolhas”, analisou.
Como gestora na CBMM, Tamara Vieira destacou que os programas de estágio, trainee e de aprendiz são recursos muito utilizados pela empresa na hora de atrair novos colaboradores. “São programas anuais muito voltados para a formação de engenheiros de vendas, engenheiros metalúrgicos e engenheiros de processos. Temos sentido que, cada vez mais, profissionais das áreas de metalurgia e de mineração estão escassos no mercado. Então, ter uma boa parceria com universidades, por exemplo, é uma excelente forma de trazer esse público”, explicou.
Para o diretor regional de Relações Humanas da Alcoa, André Rolim, um dos principais desafios para seguir carreira no setor mineral é desenvolver com maior velocidade e consistência as habilidades técnicas com o suporte de novas tecnologias, inteligência artificial, redes de aprendizagem coletiva, pensamento ecossistêmico. “Em especial, considerando a alta pressão das agendas ambientais e climáticas, sociais e geopolíticas sobre a indústria, é crescente a necessidade de desenvolver profissionais com conhecimento e expertise técnica, mas que também consigam entender os potenciais impactos de atuar de forma proativa na redução dos impactos e consequências”, afirmou. Segundo ele, é necessário investir em diferentes tipos de formatos de aprendizagem e inspirar e instigar as pessoas para uma melhor contribuição na empresa.
Sobre o CBMINA
O fórum é constituído de conferência magna, plenárias, sessões técnicas, workshop, debates, apresentação e premiação de trabalhos técnicos relativos à mineração.
Entre as principais finalidades do evento bienal está a promoção de um intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores, autoridades, executivos e profissionais ligados ao setor mineral. A principal ideia é que os interessados apresentem publicamente novas proposições e abordagens para evolução constante da atividade mineral brasileira.
Apoios e Patrocínios
O evento conta com o patrocínio da Lundin Mining (Platina) e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Bronze).
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (Abfa), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (AbremiI), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Pimenta de Ávila Consultora, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras).
O evento conta ainda com o apoio editorial de Revista Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, e Notícias Sustentáveis.
Serviço:
11ª edição do CBMINA
Data: 12 a 14 de setembro de 2023
Local: UFMG – Belo Horizonte
Mais informações e inscrições em https://ibram.org.br/evento/11cbmina/