Inovação e dinamismo são metas assumidas por mineradoras
31/08/23
O assunto foi debatido na EXPOSIBRAM 2023, em Belém.
“A inovação tem que ser dinâmica. Não se pode perder o bonde, se não fica-se para trás”, declarou Adriano Lucheta, diretor do Instituto SENAI de Inovação, que foi o moderador do painel “Inovar para Transformar: A Inovação como Ferramenta para a Transformação do Setor Mineral”, na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023), realizada em Belém, no Centro de Convenções – Hangar. Segundo Adriano, os projetos não podem ser engavetados ou ficarem presos em setores administrativos ou jurídicos da empresa, sob pena de se esgotarem ou mesmo ficarem defasados.
Os palestrantes do painel foram Alessandra Prata de Almeida, presidente da Comissão Inovação – Mining Hub e líder de inovação da Samarco; José Erik Araújo, gerente sênior de P&D – Norsk Hydro; Guilherme Oliveira, gerente científico do Instituto Tecnológico Vale; além de Maycon Stahelin, que é assessor da Diretoria da Embrapii.
Erik comentou que a inovação está no DNA da Hydro. “A empresa está em 40 países, com 31 mil funcionários. Todos alimentados pela cultura da inovação. O Conecta é um programa de reconhecimento, que incentiva funcionários a contribuir com ideias” avaliou.
A mineradora, de acordo com Erik, trabalha o conceito de forma incessante para “trazer de volta para à área minerada o rejeito de aproveitamento. A nossa meta é ser um ótimo vizinho”, disse, seguindo. “Queremos fazer inovação, mas trazendo oportunidades para a economia local”.
Líder da Samarco, Alessandra reafirmou que inovar também é ter tratamento diferente para gerar soluções distintas. “E estruturar ações para os vários atores desse ecossistema”, garantiu.
Gerente do Instituto Tecnológico Vale, Guilherme Oliveira ressaltou que a inovação está atrelada à rotina de operação e tecnologia de recuperação de áreas impactadas. Para ele, tem um dado essencial que é a realização de pesquisas para produzir dados científicos que embasam decisões.”A pesquisa é essencial, pois ela é internalizada na empresa”.
Sobre a EXPOSIBRAM – Composta de multiatividades em um único período e local, a EXPOSIBRAM é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.
Patrocínios:
Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).
Apoios:
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).
A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras, Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.