Importações de minério de ferro na China caem 6% em maio
10/06/10
País importou 51,9 milhões de toneladas de minério de ferro no período – queda de 3% em comparação com maio do ano passado
;
PEQUIM – As siderúrgicas chinesas reduziram as importações de minério de ferro pelo segundo mês consecutivo em maio, uma vez que começaram a planejar cortes de produção. A China importou 51,9 milhões de toneladas de minério de ferro em maio – queda de 6% em comparação com abril e de 3%, em bases anuais -, de acordo com dados preliminares da Administração Geral Alfandegária.
;
A desacelaração das importações ficou em linha com as previsões do mercado, uma vez que a indústria siderúrgica chinesa tem sido assombrada pelos movimentos recentes do governo para esfriar o crescimento do setor imobiliário.
;
“As siderúrgicas começaram a ajustar as importações de minério em comparação com abril, uma vez que as perdas pareceriam estar ocorrendo…mas, no geral, o cenário macroeconômico ainda parece bom em termos de comércio mundial e dos preços dos imóveis”, destacou o analista da Great Wall Futures Zhaowei Xie.
;
Os preços do minério no mercado à vista se estabilizaram em torno de US$ 150 por tonelada, um nível ainda considerado muito alto para encorajar outra rodada de reabastecimento, afirmou o analista.
;
Traders e analistas acreditam que a queda no volume de importação se aprofundará nos próximos meses, uma vez que as siderúrgicas cortarão os preços dos produtos siderúrgicos em favor dos estoques de minério de ferro existentes e monitorarão de perto as medidas governamentais para arrefecer o mercado imobiliário.
;
Segundo analistas, ao contrário da especulação do mercado, a indústria não começou a redução da produção formal, que envolve um desligamento completo dos fornos.
;
Os analistas ressaltaram, no entanto, que a atividade ociosa mais barata – um procedimento que não envolve a etapa custosa de resfriamento dos altos-fornos – está sendo realizada pelas siderúrgicas e os dados de produção de aço bruto de maio, que serão divulgados na sexta-feira pelo Escritório National de Estatística, irão mostrar certamente algum abrandamento em relação ao nível registrado em abril.
;
As exportações de produtos de aço apresentaram um nível relativamente saudável em maio, de 4,94 milhões de toneladas, marcando uma alta de 15%, em bases mensais. Já as importações de produtos siderúrgicos em maio totalizaram apenas 1,36 milhão de toneladas, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas.
Estadão