IBRAM retoma diálogo entre povos indígenas e setor mineral
12/11/24
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participou da reunião organizada pela Articulação dos Povos Indígenas (APIB), com o objetivo de retomar a Iniciativa Diálogo Empresas e Povos Indígenas, desenvolvida entre 2013 e 2018, da qual o IBRAM fez parte. Esta reunião é uma continuidade das ações realizadas na 2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias.
Para Raul Jungmann, presidente do IBRAM, o convite das associações indígenas para sentar e dialogar sobre a Amazônia foi recebido com imensa alegria durante o evento organizado pelo Instituto. “Esta conferência é a expressão de que, juntos, podemos superar aquilo que nos aflige e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Falo de um futuro claro para nossos filhos e netos: um ar, uma terra, uma água, pelo menos iguais aos que recebemos, e não cometer a tragédia moral de deixar para as futuras gerações uma terra e uma água ainda piores do que as que recebemos. Isso seria trair as futuras gerações, trair o futuro. E esta conferência é a afirmação de que podemos, sim, deixar algo melhor para as próximas gerações e para a humanidade”, afirmou.
À época, a agenda estabeleceu um conjunto de diretrizes para orientar a relação entre setor empresarial e povos indígenas no Brasil, visando à consolidação de boas práticas para um relacionamento mutuamente positivo. Para saber mais sobre a publicação, acesse: https://ibram.org.br/wp-content/uploads/2021/02/boas-praticas-empresas-e-povos-indigenas.pdf.
O intuito, nesta nova fase, é reestabelecer os laços com povos e organizações indígenas em um processo mais amplo de construção de espaços de diálogo, visando a consolidação de uma agenda positiva entre as partes, contribuindo para a garantia dos direitos indígenas e a redução dos riscos operacionais e de reputação, assim como a potencialização de oportunidades.
Uma próxima reunião, presencial, ficou agendada para dezembro próximo, para planejamento da agenda de trabalho do ano de 2025 e contará com a participação de representantes do setor privado e da rede APIB.