IBRAM recebe representantes da Embaixada da Suécia
11/03/22
Os investimentos futuros e as perspectivas do setor mineral brasileiro foram debatidos nesta 6ª feira (11/3) no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Brasília (DF), durante reunião entre representantes do IBRAM e da Embaixada da Suécia.
Na reunião, a equipe do IBRAM apresentou o Instituto, detalhou as principais atividades desenvolvidas em cada área e falou sobre a agenda ESG da Mineração do Brasil abordando compromissos e metas em 12 grandes temas centrais na discussão de sustentabilidade na atividade mineral. São eles: segurança no processo; saúde e segurança operacional; barragens e estruturas de disposição de rejeitos; mitigação de impactos ambientais; desenvolvimento local e futuro dos territórios; relacionamento com comunidades; comunicação e reputação; diversidade e inclusão, inovação; água; energia e gestão de resíduos. Falou-se também das recentes mudanças na legislação minerária brasileira, perspectivas, grandes números setoriais e atração de capital.
No encontro ainda foram apresentadas oportunidades para participação para empresas suecas nos eventos IBRAM, como a Exposibram e E-Mineração. A Suécia já é um parceiro de longa data dos eventos do IBRAM e faz-se representar no Brasil por empresas como Epiroc, Volvo e Metso Outotec.
Participaram da reunião a o Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM, Julio Nery, a Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, o conselheiro da Embaixada da Suécia, Jonas Montpaz, e Leandro de Melo Rocha, Oficial de Promoção Comercial.