IBRAM recebe parlamentares para debate sobre impulsionar o conhecimento geológico brasileiro
17/11/21
A necessidade de ampliar o conhecimento geológico no Brasil foi debatida nesta quarta-feira (17/11), no escritório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em Brasília (DF), durante reunião entre representantes do IBRAM e os deputados federais Arnaldo Jardim, Paulo Ganime e Édio Lopes, este último Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados (CME).
O diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido, o diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin, e o Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios, Julio Cesar Nery Ferreira, conduziram o encontro e compartilharam informações sobre diversos temas relacionados à indústria mineral, em especial sobre a geologia brasileira e as políticas públicas para impulsionar as informações do subsolo brasileiro. “A falta de conhecimento geológico brasileiro é preocupante. Atualmente temos apenas 3% do território nacional mapeado na escala da 1:50.000. Este nível de escala é importante, pois traz um detalhamento adequado para a atividade mineral”, explica Flávio Penido.
Segundo o diretor-presidente do IBRAM, “é fundamental obtermos fomento para aumentar o conhecimento geológico brasileiro. O Brasil conhece muito pouco seu subsolo. Temos minerais que ainda são pouco explorados”.

Deputados Paulo Ganime, Édio Lopes e Arnaldo Jardim em visita no IBRAM conduzida pelo diretor-presidente, Flávio Penido – crédito: divulgação