IBRAM promove 4º Workshop para a Cadeia Produtiva do Setor Mineral com foco em novos projetos de mineração
20/08/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, nesta quarta-feira (20), em seu escritório em Belo Horizonte (MG), a 4ª edição do Workshop para a Cadeia Produtiva do Setor Mineral, com o tema “Novos Negócios da Mineração”. O evento reuniu executivos do setor e fornecedores para promover a troca de informações estratégicas voltadas ao planejamento e estruturação do fornecimento de bens e serviços à indústria mineral.
A programação contou com a participação do diretor de Sustentabilidade e Assuntos Associativos do IBRAM, Rinaldo Mancin; do diretor-executivo da Gerdau, Wendel Gomes da Silva; e do diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Mineração Morro do Ipê, Cristiano Monteiro Parreiras.
Durante sua apresentação, Rinaldo Mancin traçou um panorama da mineração no Brasil e ressaltou a relevância desses encontros para o fortalecimento da cadeia produtiva do setor. “Estamos na quarta edição desses workshops mensais. Esta iniciativa do IBRAM, voltada aos seus associados, é uma oportunidade valiosa de aproximação entre os diversos elos da cadeia produtiva, especialmente entre mineradoras e seus fornecedores”, destacou.

Rinaldo Mancin, Cristiano Parreiras e Wendel Gomes – crédito: divulgação
Wendel Gomes da Silva apresentou a atuação da Gerdau no país e detalhou o Projeto Itabiritos, desenvolvido em Minas Gerais, com o objetivo de ampliar a competitividade da empresa e otimizar o aproveitamento de itabiritos — uma variedade de minério de ferro.
Cristiano Monteiro Parreiras, por sua vez, apresentou o projeto da Mineração Morro do Ipê, criada em 2016, que opera na região de São Joaquim de Bicas e Igarapé (MG). A empresa é responsável pela gestão das minas Ipê e Tico-Tico, além das unidades de processamento mineral da região.