IBRAM promove 1º Workshop para a Cadeia Produtiva do Setor Mineral com foco em novos negócios
02/05/25
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realizou, na última quarta-feira (30), em sua sede em Belo Horizonte (MG), o 1º Workshop para a Cadeia Produtiva do Setor Mineral, com o tema “Novos Negócios da Mineração”. O evento reforçou o compromisso do Instituto em ampliar o diálogo com os diversos elos da cadeia produtiva da mineração e se mostrou muito rico ao proporcionar um interessante debate entre as mineradoras e os fornecedores sobre as tendências tecnológicas, desafios e oportunidades com esses novos projetos em implementação no país.
Durante a abertura, o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, destacou a importância da integração entre todos os agentes do setor. “Esta é a primeira edição do evento e nossa expectativa é realizar novos encontros ao longo do ano. Precisamos estar alinhados com o propósito do IBRAM e do setor: construir uma mineração cada vez mais segura, sustentável e responsável. Isso só é possível com o engajamento de toda a cadeia produtiva”, afirmou.
O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Associativos do IBRAM, Rinaldo Mancin, apresentou um panorama atual do setor mineral, destacando oportunidades e tendências. “O setor mineral brasileiro tem enorme potencial de crescimento, especialmente com a crescente demanda mundial por minerais críticos para a transição energética. Assim como as mineradoras, os fornecedores do setor também precisam estar preparados para aproveitar esse cenário promissor”, pontuou.
A programação contou ainda com a participação de Elis Santana, coordenadora do Mining Hub – o primeiro hub de inovação em mineração do mundo – que abordou o papel da iniciativa na integração e no fortalecimento da cadeia produtiva. Representantes de empresas atuantes no Brasil também compartilharam suas experiências: Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil, e Leandro Gobbo, vice-presidente da PLS no Brasil, apresentaram os principais projetos desenvolvidos por suas companhias no país.