IBRAM prestigia solenidade em comemoração aos dois anos de atuação da FPMin
08/04/25
Na celebração de dois anos de atuação da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, destacou o papel da Frente na defesa de políticas públicas para o setor mineral. A solenidade foi realizada na tarde desta 3ª feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Crédito: Divulgação
Em sua fala o vice-presidente do IBRAM destacou a importância da mineração para vida dos brasileiros, sendo um dos setores econômicos mais relevantes do país. Ele elogiou o trabalho desempenhado pela FPMin, que assegura a representatividade necessária e merecida da indústria da mineração no Congresso Nacional. “Um exemplo do trabalho realizado pela Frente é o projeto de lei 2780/2024. A partir de um estudo técnico, organizado pelo IBRAM e por seus associados, a Frente elaborou esta proposta legislativa para instituir uma política voltada a estimular a produção dos minerais críticos e estratégicos”. O PL foi apresentado pelo presidente da FPMin, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).
O deputado Zé Silva concordou com Azevedo e destacou a importância da indústria mineral para o futuro do país. “Não é possível fazer transição energética sem uma mineração sustentável”, afirmou, ao fazer referência que tecnologias e equipamentos para a transição dependem da oferta de minérios.

Crédito: Divulgação
Zé Silva aproveitou o encontro para adiantar que o projeto 2780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), deve ser aprovada no Congresso Nacional, antes da COP30, a ser realizada em novembro próximo.
A solenidade do aniversário da Frente contou com a presença de autoridades do Legislativo e do Executivo. Entre elas estavam: Ana Paula Bittencourt, secretária de Geologia do Ministério de Minas e Energia (MME), senador Zequinha Marinho, deputado Arnaldo Jardim, deputado Keniston Braga, deputado Augusto Coutinho e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, deputada Ana Paula Leão, deputado Danilo Forte, deputado Beto Pereira, deputado Pedro Aihara, Presidente da CME, deputado Diego Andrade.