IBRAM participa do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Manaus
10/11/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, debateu os novos rumos da mineração na região amazônica durante o do 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal em Manaus. O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira (9/11), é promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que detém personalidade jurídica desde 2019. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governadores dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para criar e promover o desenvolvimento sustentável com base em políticas e estratégias comuns.
Para o IBRAM, é necessário avançar e fortalecer as soluções que conciliam o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades e a conservação das florestas e da sociobiodiversidade da Amazônia. “Essa é uma agenda muito importante no IBRAM e, um exemplo disso foi a realização em agosto deste ano da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias”, afirmou. Segundo ele, foi um momento em que o Brasil marcou posição, perante o mundo, em relação às questões que afligem a Amazônia, como os crimes ambientais, econômicos e sociais, a exemplo do desmatamento, do garimpo ilegal, da poluição, das agressões contra os povos originários.
Julio Nery também apresentou as principais ações do Instituto no combate à extração ilegal de minerais e a agenda do setor em relação às mudanças climáticas e descarbonização.