IBRAM participa de reunião da FPMIN para debater ações voltadas a fortalecer o CETEM
21/09/23
IBRAM e Frente Parlamentar da Mineração Sustentável consideram Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) muito importante para a evolução do setor mineral.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) sediou, nesta 4ª feira (20/09), em Brasília (DF), evento organizado pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN) direcionado a debater ações para fortalecer o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). No encontro, os parlamentares também alinharam estratégias para organizar a visita de uma missão técnica ao Mato Grosso com o objetivo de conhecer as diversidades de mineração na região e a atuação da Cooperativa dos Garimpeiros de Peixoto (Coogavepe).
O evento contou também com a participação de André Lima, Secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA). Ele apresentou o programa “União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia”, do governo federal, que visa o apoio técnico financeiro aos municípios prioritários para o controle do desmatamento e dos incêndios florestais, que é uma das ações prioritárias do MMA nesta gestão.
Para o IBRAM, é fundamental gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência para o desenvolvimento sustentável da mineração brasileira. Por isso, é necessário investir na inovação e no avanço tecnológico para garantir o crescimento responsável do setor e o CETEM é um aliado essencial neste sentido.
Representaram o IBRAM na reunião o diretor-presidente, Raul Jungmann, o vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, e o diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin. Pelo Legislativo participaram o deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG) e também presidente da FPMin; os deputados federais Keniston Braga (MDB), José Rocha (União-BA), Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES), Joaquim Passarinho (PL-PA), Marussa Boldrin (MDB-GO). Também estiveram presentes a diretora do CETEM, Silvia França, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, e o executivo de relações institucionais da Coogavepe, Humberto Paiva de Oliveira.